Visita à aldeia indígena ocorreu na última terça-feira; em 19 de abril é celebrado Dia dos Povos Indígenas
Um grupo de professores de História, Geografia e Artes da Escola Municipal Eloi Lohmann e representantes da Secretaria Municipal da Educação de Foz do Iguaçu estiveram, na última terça-feira (11), na aldeia indígena Tekoha Ocoy, em São Miguel do Iguaçu.
A comunidade realiza até o dia de hoje (13) a 21ª Semana Cultural Indígena Guarani na Escola Estadual Teko Nemoingo, com apresentações de músicas e danças tradicionais, venda de artesanato e exposição dos trabalhos da comunidade escolar, entre outras atividades com o objetivo de valorizar a cultura Avá-Guarani.
Leia também
- Adolescente morre em colégio de Foz por supostamente participar da brincadeira do aerossol
- Arrecadação do IPTU alcança R$ 61 milhões em Foz, abaixa do esperado
Na oportunidade, os professores puderam conhecer melhor algumas das características da cultura Avá Guarani, como a pintura corporal, arte plumária e cestaria, bem como as práticas pedagógicas da escola indígena.
Segundo a diretora do Colégio Teko Ñeimongo, Marli Takua Poty Ju Alves, o objetivo da semana é receber a visita de pessoas de fora da comunidade para mostrar a riqueza da cultura guarani. Ela lembrou a entrada de estudantes da comunidade em universidades como Unila e Unioeste, em Foz do Iguaçu. “Nós, indígenas, temos a capacidade de levar para frente os estudos e a educação, temos capacidade de ocupar o nosso espaço”, ressaltou.
O cacique da aldeia, Celso Japoty Alves, comentou sobre o mês de abril, que celebra a cultura indígena e mostra a importância da união das comunidades para conquistar seu espaço. “Precisamos de apoio, mas somos capazes de defender nosso povo, nossos interesses”, afirmou. A comunidade é uma das três apoiadas pelo Programa de Sustentabilidade Indígena da Itaipu Binacional.
(Com informações: AI Itaipu Binacional)