As equipes que participarão da primeira fase da imunização receberam capacitação sobre especificidades da vacina nesta terça-feira, 20
Os profissionais que aplicarão as primeiras doses da vacina contra o coronavírus em Foz do Iguaçu, que deve chegar à cidade nas próximas horas, receberam uma capacitação sobre especificidades do imunizante – Coronavac, produzido pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac -, na tarde desta terça-feira, 19.
O treinamento trouxe informações atualizadas sobre a vacina, repassadas pelo Ministério de Saúde e pelo Governo do Estado. Participaram cerca de 20 pessoas, que serão responsáveis pela logística das vacinas e pela imunização do público-alvo desta primeira fase.
A responsável pelo Programa Municipal de Imunização, Adriana Izuka, explicou que a capacitação teve como objetivo orientar os profissionais em relação à administração e cuidados com a vacina, como, por exemplo, a necessidade de mantê-la na temperatura entre 2°C e 8°C.
Também foram repassadas informações relacionadas à logística da campanha de vacinação e ao direcionamento das equipes. Neste primeiro momento, Foz recebe 3.193 doses, que serão destinadas aos profissionais da linha de frente no enfrentamento ao coronavírus, idosos em instituições de longa permanência e pessoas acima de 18 anos que possuem deficiências graves e estão institucionalizadas.
“O município de Foz do Iguaçu tem se preparado, com toda a rede de frios pronta para receber imunizantes, equipes capacitadas e logística estruturada. Estamos prontos para começar o processo de imunização, para esta primeira etapa, e para as próximas que estão por vir”, ressalta a secretária municipal de Saúde, Rosa Jeronymo.
Ela lembrou que, para a redução do número de casos de Covid-19, ainda é necessário manter os cuidados como distanciamento social, higienização das mãos, uso de máscaras e de álcool em gel. “Porém já temos uma luz que nos mostra que a vacina é o processo que vai garantir a imunização e o fim da pandemia. É importante que confiemos na ciência”, reforça Rosa.
Momento único
A enfermeira Taciana Maia Ferreira Kloster, da Unidade Básica de Saúde do Maracanã, comenta que é uma honra, como profissional de saúde, “participar deste momento único no país”. Depois de mais de 10 meses de enfrentamento à pandemia, para ela, a vacina representa a esperança de, em um futuro próximo, retornar à vida normal. “Perdemos entes queridos, perdemos pacientes, enfrentamos casos muito difíceis. Essa vacina é uma luz no fim do túnel”.
Osmar José da Silva, do Programa Nacional de Vacina – Foz do Iguaçu, fará parte da distribuição dos imunizantes na cidade. Ele considera a chegada das vacinas muito importante para a população iguaçuense. “Ficamos muito felizes em poder ajudar na logística de distribuição. O município está todo preparado para distribuir e proporcionar a vacina, quanto a isso a população pode ficar tranquila”, disse Osmar. Ele diz ainda que, assim que chegar a sua vez, faz questão de tomar o imunizante. “Vou tomar sim”, garante.