Capacitação promovida pela Secretaria Municipal de Saúde nesta quarta-feira (21) orienta equipes das unidades básicas sobre alimentação complementar para crianças de até 24 meses
Equipes das Unidades Básicas de Saúde de Foz do Iguaçu (UBS) estão recebendo capacitação sobre alimentação complementar para crianças de até 24 meses de idade, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde. A ação dá continuidade à estratégia já iniciada para alcançar melhores marcadores de consumo alimentar infantil e aleitamento materno no município.
A formação, iniciada nesta quarta-feira (21), é organizada pelo Programa de Nutrição e Serviço de Atenção Domiciliar da secretaria e faz parte do plano de estruturação estratégica do Programa Amamenta e Alimenta Brasil, do Governo Federal.
Veja também
- Foz do Iguaçu irá integrar o Circuito Regional de Cicloturismo no dia 16 de outubro
- Foz do Iguaçu tem mais de 208 mil veículos em circulação
“Temos promovido uma série de capacitações com os profissionais das unidades de saúde, sempre com o objetivo de aprimorar e humanizar o atendimento à população. Neste sentido, o tema da alimentação infantil e do aleitamento materno é fundamental para garantir uma boa saúde às nossas crianças”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Jaqueline Tontini.
De acordo com a nutricionista Aline Luiza Führ, coordenadora dos programas de Nutrição e do SAD, a iniciativa do Ministério da Saúde pretende estimular a promoção do aleitamento materno e da alimentação saudável para crianças menores de dois anos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Estamos seguindo a estruturação do Ministério da Saúde, através de um cronograma em que o primeiro passo é capacitar todas as unidades e profissionais da atenção primária da saúde sobre aleitamento materno. Agora, demos início à segunda fase, com a capacitação referente à alimentação complementar”, ressaltou Aline.
A coordenadora explica, ainda, que a ação tem o objetivo de garantir que todas as unidades tenham selo da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil, do Governo Federal. “A nossa meta é identificar se essa intervenção terá resultado na população, com o objetivo de alcançar melhores marcadores de consumo alimentar infantil e também do aleitamento materno, visando reduzir a obesidade infantil em Foz do Iguaçu”, complementou Aline.
Organizam a capacitação profissionais da Diretoria de Atenção Primária, da Coordenação de Nutrição, das linhas Materno Infantil e Saúde da Criança, além da parceria com Banco de Leite Humano. Participam todos os profissionais de nível superior e médio da Atenção Primária Saúde. A ação segue na quinta-feira (22), sexta-feira (23) e segunda-feira (26).