Programa Assistência Covid-19 Domiciliar de Foz do Iguaçu atende 150 pessoas em um mês

WhatsApp
Facebook

A iniciativa implantada em janeiro faz o acompanhamento de idosos e pessoas que têm comorbidades

O Programa de Assistência Covid Domiciliar (ACD) já atendeu 150 pessoas com Covid-19 e que têm alguma comorbidade, condições que podem agravar a doença, ou que sejam idosos. O programa, implantado em janeiro, é desenvolvido em parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Fundação Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu.

As pessoas mais idosas que têm outras doenças associadas são as que correm maior risco de complicações pela doença. “A equipe trabalha com esses idosos preventivamente, fazendo fisioterapia respiratória e acompanhamento diário monitorando constantemente para que a doença não evolua”, afirmou a secretária de Saúde, Rosa Jeronymo.

Trabalham no programa médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e técnicos de enfermagem, profissionais que acompanham e orientam as pessoas que estão infectadas pelo coronavírus e em isolamento social.

Atendimento integral

Os pacientes são atendidos de segunda a sábado, com procedimentos como teste de glicemia, oximetria e frequência cardíaca respiratória, aferição de pressão e também exercícios respiratórios.

O enfermeiro Gunther Janebro Junior destaca que o programa “foi um acerto sem comparativo”. “Podemos acompanhar vários pacientes do grupo de risco e tivemos um ótimo resultado, somente 6% dos pacientes com Covid-19 acompanhados pela equipe necessitaram de internamento”.

“O paciente em situação de fragilidade, tem em sua residência, um acompanhamento por uma equipe qualificada, humanizada, manejando o caso da melhor maneira possível”, disse Sérgio Fabriz, diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde.

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *