Garantir apoio e acesso as artes e a cultura a estudantes, comunidade escolar e população em geral. Este é o objetivo do projeto Mostra da Cidadania 2019/2020, do Centro de Cultura Popular com apoio da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu.
A ação inclui oficinas de ballet, tatro, hip-hp e jazz realizadas no Centro Escola Bairro Professor Darci Pedro Zanatta, na Rua Batatais, 133/215, no bairro Morumbi 1.
A iniciativa teve a primeira etapa nos dias 14 e 15 de dezembro do ano passado (fotos). As apresentações, que são direcionada aos familiares, professores e imprensa, terá continuidade no dia 28 de março deste ano, a partir das 20h no Teatro Barracão, nos fundos da Praça da Bíblia (região Leste de Foz do Iguaçu).

O projeto é resultado do convênio 002/2019, previsto na emenda nº 8/2018 à Lei Orgânica do Munic´pio, de 15 de fevereiro de 2016, do “Orçamento Impositivo” celebrado entre a Fundação Cultural e o Centro de Cultura Popular.
Os recursos estão previstos em uma emenda coletiva dos vereadores Nanci Rafagnin Andreola, Beni Rodrigues, Anderson Andrade, Rogério Quadros, Marcelinho Moura, João Sabino, João Miranda e Elizeu Liberato.
A iniciativa, que levou em consideração que Foz do Iguaçu tem 51 escolas municipais, promove as atividades em hor´rios escolar e no contra-turno no próprio estabelecimento ou em local pré-definido.

Além de garantir apoio arsítico cultural e de cidadania aos estudantes e comunidade, o projeto apoio ainda as atividades já desenvolvidas nestes estabelecimentos de ensino. O desenvolvimento ocorre através de contatos, com as secretarias e diretoras das escolas.
O Mostra da Cidadania prevê apresentações, após as oficinas, direcionadas as famílias dos beneficiários e ao público em geral e em especial ao estudantil. As peças e coreografias são encenadas dentro de cada área específica, incentivando assim a continuidade do projeto.
“Temos assim a convicção de que estaremos ampliando o conhecimento artístico e cultural de todos”, diz o coordenador geral do Centro Cultural, Roberto Vieira Virgínio.

Sobre o Teatro Barracão
Roberto Virgínio lembra que o local da segunda apresentação, o Teatro Municipal Otílio Schimmelpfeng (Teatro Barracão) é o único equipamento municipal de artes cênicas e capacidade técnica e comidade para receber a mostra.
A estrutura dispõe de um palco de aproximadamente 80 metros quadrados de espaço cênico livre, mais camarins, além de 216 lugares fixos e mais 60 móveis. O Teatro Barracão tem condições de receber aparatos técnicos com luz, som, telão e cenários.
O ambiente, segundo o coordenador do projeto, é propício para as apresentações, além da localização entre três grandes regiões da cidade – Jardim São Paulo, MOrumbi e Campos do Iguaçu.

Atendidos
O projeto atende atualmente duas turmas de ballet pela manhã, com aulas das 9h30 às 10h30 para 18 alunos e das 10h30 às 11h30 para 15 alunos. No período da tarde uma turma de jazz das 14h30 às 15h30 com 15 alunos e outra turma de ballet das 13h30 às 14h30 com 16 alunos.
Também no período da tarde uma turma de hip-hop das 18h às 20h com 20 alunos e uma turma de teatro das 16h às 17h com 26 alunos, totalizando 110 alunos. A divulgação da iniciativa ocorre nas redes sociais (Facebook). Mais informações nos telefones (45) 3525-2983 ou 99802-7224, com Beto Virgínio.
O Centro de Cultura Popular de Foz do Iguaçu está localizado na Avenida Jules Rimet, 104, no Parque Morumbi 1.
Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz