Projeto Onças do Iguaçu identifica mais uma onça no Parque Nacional do Iguaçu

A espécime é uma fêmea e filha da Índia, onça registrada pela primeira vez em 2019
WhatsApp
Facebook
Projeto Onças do Iguaçu identifica mais uma onça no Parque Nacional do Iguaçu

O Projeto Onças do Iguaçu divulgou o registro de mais uma onça pintada que vive nas matas do Parque Nacional do Iguaçu, unidade de conservação compartilhada entre Brasil e Argentina.

A espécime é uma fêmea e filha da Índia, onça registrada pela primeira vez em 2019, prenha (grávida). De acordo com Yara Barros, Coordenadora Executiva do projeto. Em 2020 Índia foi registrada com seu filhote, batizado de Mitacoré, em 2022 ela teve nova cria, dessa vez as fêmeas Maná e Mani.

“Para nossa alegria acabamos de obter esse vídeo de uma câmera que está instalada em uma área mais remota (gravado em janeiro). Nesse registro podemos ver que é uma fêmea, já com cerca de 10 a 11 meses de idade. Então essa gatona está agora com cerca de um ano e meio”, comemorou Yara, em vídeo nas redes sociais.

De acordo com a coordenadora executiva, sua é a terceira vez que os equipamentos do projeto registraram cria da India, “essa fêmea incrível”.

Leia também

“Gente, para começar a semana cheia de lindeza, temos uma novidade incrível, filhote novo de onça pintada”, diz Yara Barros. De acordo com a coordenadora do Onças do Iguaçu, a primeira vez que a Índia foi registrada, em 2019, ela estava prenha.

Até 2020 não tinha mais registro, “não sabia se ela tinha parido ou não e ela apareceu nesse maravilhoso vídeo mostrando seu filhotão Mitacoré, que quer dizer O Filho Tão Esperado”.

“Isso em 2020 e em 2022, para nossa super felicidade ela apareceu com mais 2 filhotões a Mani e a Maná, duas fêmeas absolutamente lindas”, contou Yara.

Segundo ela, após os técnicos do projeto verificarem os cartões de uma área bem remota do Parque Nacional do Iguaçu, identificaram um trecho em que a Índia aparece com esse novo filhotinho, uma fêmea, na verdade. “Então já é a terceira vez que a Índia está dando cria”, disse.

Nome da oncinha

Yara Barros aproveitou a gravação para lançar um desafio aos moradores de Foz do Iguaçu e dos municípios lindeiros à unidade de conservação, para ajudar a escolher o nome da nova oncinha.

“Temos 2 sugestões de nome, vocês sabem que sempre que é possível, gostamos de dar nomes de origem Tupi para nossas onças. Então temos a sugestão de Aysú, que quer dizer Amor e Aneci, que quer dizer Graciosa”.

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *