Projeto Onças do Iguaçu alerta para fake news com vídeo de 2 anos e outra região

Os vídeos já foram atribuídos a localidades como São Miguel do Iguaçu (Linha Guanabara) e Missal (distrito de Portão do Ocoy)
WhatsApp
Facebook
Vídeos e informações falsas estão disseminando inverdades na região do Parque Nacional do Iguaçu (Fotomontagem: Projeto Onças do Iguaçu)

“Mais uma vez, nossas onças estão no centro de notícias falsas!”, alertou a bióloga Yara de Melo Barros, coordenadora executiva do Projeto Onças do Iguaçu.

“Nos últimos dias, dois vídeos estão circulando nos grupos de WhatsApp da região, gerando preocupação desnecessária”.

“Um deles mostra uma onça-parda caminhando em um morro; o outro exibe um cavalo com marcas de ferimentos”, informou Yara, em mensagem nas redes sociais.

Os vídeos, segundo ela, já foram atribuídos a localidades como São Miguel do Iguaçu (Linha Guanabara) e Missal (distrito de Portão do Ocoy).

“E não para por aí! As mesmas imagens também estão sendo associadas a diversas regiões do país, incluindo Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e outros estados”, ressaltou a bióloga.

Vale lembrar que:

O vídeo da onça-parda já circula há mais de dois anos, sendo reaproveitado constantemente para gerar alarmes falsos em diferentes locais.

Os ferimentos mostrados no cavalo são característicos de ataques por cães, e não por onças.

“Em muitos casos, equipes são deslocadas para investigar a veracidade das informações, mobilizando recursos que poderiam ser destinados a situações realmente urgentes”, completou Yara Melo.

Mais notícias


.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *