Projeto que recupera a história do Promic é oficialmente lançado em Londrina

WhatsApp
Facebook

Na noite de terça-feira (12), foi lançado oficialmente o projeto “Promic 20 Anos – Vanguarda e Memória”, que resgata a história do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), desenvolvido pela Prefeitura de Londrina.

Realizada pela Kinoarte – Instituto de Cinema de Londrina, a iniciativa é composta por uma mostra, um e-book e um documentário. No total, foram destinados R$ 180 mil ao projeto, oriundos do Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio, por meio do Programa de Memória Imaterial. A proposta da Kinoarte foi a vencedora de um edital publicado em março pela Prefeitura de Londrina, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMC).

Leia também

Sediada na Biblioteca Pública Municipal (Avenida Rio de Janeiro, 413), a exposição foi aberta às18h de ontem (12), e pode ser visitada até o dia 31 de janeiro.

Além de painéis com diversas informações sobre as ações que foram patrocinadas pelo Promic em suas duas décadas de existência, a mostra contém alguns figurinos de teatro, instrumentos musicais, livros e outros itens que fazem parte da história do programa. Há também um QR Code que pode ser acessado pelos visitantes, e que os direciona para uma playlist do YouTube contendo músicas de artistas que receberam financiamento do programa, assim como uma televisão que exibe imagens em looping de produções audiovisuais.

Já o documentário dirigido por Luciano Schmeiske Pascoal e o e-book de autoria de Lúcio Flávio Moura podem ser acessados, gratuitamente, no site da Kinoarte (clique aqui).

Além de estar disponível on-line, o filme também foi exibido, ontem, em uma sessão especial no Espaço Villa Rica. Contendo diversos depoimentos e imagens de arquivo, a obra conta a história do Promic, abordando a diversidade dos projetos patrocinados e a transformação social gerada pelo programa nas vidas das pessoas.

Em seus 20 anos de existência, o Promic contemplou cerca de 1.800 projetos, tendo investido aproximadamente R$ 66 milhões. Além de ampliar os horizontes culturais de Londrina, a iniciativa contribuiu para transformar as vidas de muitos cidadãos, que aprenderam novos ofícios e se profissionalizaram como artistas.

Durante a solenidade que antecedeu a exibição do documentário, o vice-prefeito de Londrina, João Mendonça, destacou que a cultura desempenha um papel fundamental, pois traz energia e vida para a cidade.

“Londrina é uma cidade com uma história cultural muito rica e diversa, e temos muitos artistas de talento aqui. Dessa forma, é importante que o poder público fomente a cultura em suas diversas formas e linguagens, já que elas promovem a expressão e a reflexão da comunidade”, disse.

O secretário municipal de Cultura, Bernardo Pellegrini, salientou que o Promic é um programa de governo que atravessou diversas administrações municipais, algo que não é comum no Brasil. De acordo com Pellegrini, o Promic deve ser celebrado por ser uma ferramenta que contribui para o aprendizado da população, a transformação de vidas e a construção de uma sociedade mais equilibrada, justa e humana.

“Nos anos 70 eu trabalhava com jornalismo, na área de cultura. Lembro que no final de cada ano a gente fazia uma matéria de retrospectiva e os eventos culturais da cidade se resumiam a uma exposição na Galeria do Banestado e três shows no Moringão. Só através do Promic, quase 2 mil projetos foram viabilizados nessas duas décadas, produzidos por artistas de Londrina. É muito bom poder celebrar e ter tudo isso documentado e como referência, pois neste momento há mais de 5 mil cidades no Brasil organizando as suas políticas públicas culturais. Então, a experiência de Londrina acaba sendo um norte para os outros municípios do país”, frisou Pellegrini.

Conforme o coordenador da Kinoarte, Bruno Gehring, um dos principais objetivos do projeto é informar a população sobre como o Promic funciona e quais são os seus resultados. “O documentário, por exemplo, é uma obra informativa, com uma linguagem mais jornalística, para que as pessoas conheçam melhor o Promic e a sua importância para Londrina”, realçou.

Também esteve presente ao lançamento de “Vanguarda e Memória” a vereadora Lenir de Assis, assim como servidores da Secretaria Municipal de Cultura e diversos integrantes da comunidade artística e cultural de Londrina.

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *