Um dos principais rios de Foz do Iguaçu recebeu o plantio de aproximadamente 300 mudas nativas da região, nesta semana. A ação de preservação realizada nos arredores do Rio Tamanduazinho marca o início das atividades do Projeto Reflora.
A escolha do local para o plantio se deve ao fato de o Rio Tamanduazinho ser um afluente do Rio Tamanduá, que alimenta cerca de 50% da distribuição de água para a população da cidade.
Para garantir a conservação da nascente e do serviço ecossistêmico, foram selecionadas mudas nativas da região, sendo elas: açoita-cavalo, angico, cedro, ingá, ipê-roxo, palmito-juçara e sangra-d’água. Parte das mudas foram produzidas por participantes da 12ª Meia Maratona das Cataratas, no ano de 2019.

O Instituto Conhecer para Conservar nasceu no Grupo Cataratas para fortalecer o ideal de turismo como conservação.

Em parceria com entidades públicas e privadas, o instituto desenvolve iniciativas de valorização da biodiversidade.

O Projeto Reflora é voltado para a restauração da paisagem urbana de Foz do Iguaçu e dos remanescentes locais de Mata Atlântica.

Projetos urbanísticos, produção de mudas, plantios, recuperação de áreas degradadas e engajamento da sociedade estão entre os propósitos.

A ação foi realizada pelo Instituto Conhecer para Conservar, com o apoio da Cataratas do Iguaçu S/A, Marco das 3 Fronteiras, Prefeitura de Foz do Iguaçu, 14º Batalhão da Polícia Militar e Associação Internacional para Expansão da Conscienciologia (AIEC).

Fotografias: Marcos Labanca