Moradores do Jardim Canadá (bairro Lancaster) conheceram, na noite de ontem (29), detalhes do Projeto Reinventando Foz, que busca fomentar o desenvolvimento sustentável através da recuperação dos três afluentes do Rio Paraná e da criação de infraestruturas verdes.
O encontro aconteceu no CMEI Victório Basso e contou com a presença do prefeito Chico Brasileiro e servidores da Secretaria de Planejamento. “O Reinventando Foz é um grande projeto ambiental que vai acabar com os problemas de alagamentos e valorizar os nossos rios e áreas verdes. Queremos ouvir as opiniões e sugestões dos moradores antes de iniciarmos os trabalhos. Isso é fundamental para o sucesso as ações públicas”, afirmou o prefeito Chico Brasileiro.
Durante o encontro, servidores da Secretaria de Planejamento apresentaram as plantas do projeto, onde serão construídas bacias de contenção, áreas de recreação, lazer etc. Dúvidas sobre o projeto também foram esclarecidas.
O Reinventando Foz será um grande projeto de despoluição e recuperação das margens dos três afluentes do Rio Paraná: Rio Boicy, Arroio Monjolo e Arroio Ouro Verde, junto com a criação de corredores da biodiversidade, com a renaturalização da mata ciliar, construção de ciclovias, pistas de caminhada, parques e jardins botânicos em toda a extensão do maior rio urbano da cidade.
O projeto prevê ainda a construção de equipamentos esportivos, implementação de programas de educação ambiental, e fomento do turismo municipal por meio de atividades de ecoturismo. O objetivo do município é diminuir a emissão de poluentes e eliminar as enchentes, com a criação de bacias de retenção.
O programa “Reinventando Foz” será executado com recursos da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), sendo US$ 33.200 da AFD e US$ 8.300 da prefeitura.
Presenças
Também participaram da reunião a secretária de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade, Rosa Maria Jeronymo; os secretários da Fazenda, Ney Patrício; de Planejamento e Captação de Recursos, Elsídio Cavalcante; da Agricultura, Pablo Mendes; a diretora superintendente do Fozhabita, Elaine Anderle; o vereador Jeferson Brayner além de outras autoridades e lideranças comunitárias.