Um projeto em tramitação na Câmara de Foz do Iguaçu propõe alterações no sistema viário do município, visando estabelecer áreas de maior segurança para o tráfego, com a redução do limite de velocidade para 40 km/h, inicialmente em caráter experimental, no centro e na Vila “A”.
O projeto de lei 08/2024, de autoria do vereador Kalito Stoeckl (PSD), propõe a criação das chamadas Áreas Calmas e será submetido à análise técnica do Foztrans para avaliar sua viabilidade e possíveis adequações.
O texto apresentado em plenário está atualmente em análise pelas comissões permanentes da Casa de Leis.
Leia também
Segundo o vereador Kalito, o objetivo do projeto é reduzir o número de mortes no trânsito.
Ele afirma que a redução de velocidade em determinadas áreas do município pode contribuir significativamente para a diminuição de acidentes.
“Nosso objetivo é tornar nosso trânsito mais seguro, reduzindo mortes e acidentes”, explicou.
Conforme estabelecido no projeto, as áreas calmas serão inicialmente delimitadas nos seguintes perímetros: o polígono que abrange a Rua Antônio Raposo, Rua Dom Pedro II, Rua Naipi, Rua Mato Grosso e Avenida República Argentina; e o quadrilátero formado pelas vias internas localizadas entre as avenidas Tancredo Neves, Garibaldi, Araucária e Silvio Américo Sasdelli.
Lei Marcos Neves Lucena
Kalito nominou a proposta como Lei Marcos Neves Lucena, trabalhador de 40 anos que perdeu a vida em um acidente de trânsito no dia 11 de janeiro de 2024, atingido por um veículo quando transitava de moto pela Rua Estanislau Zambrzycki.