O PSD, PSL e PSB ficaram com o maior número de comissões permanentes da Assembleia Legislativa. Cada partido irá presidir três comissões.
O PSL, que elegeu a maior bancada, está à frente da Comissão Constituição e Justiça, considerada a mais importante do Legislativo; Ciência e Tecnologia e Segurança Pública.
Instaladas nesta terça-feira (19), as comissões ficarão nas mãos de deputados de 16 partidos. As informações são de Roseli Abrão.
De acordo com o diretor Legislativo, Dylliardi Alessi. já são quase 80 projetos apresentados por deputados, que a partir de agora seguirão o rito nas comissões para que possam ser votados em plenário.
“Além de analisar todos os projetos que tramitam na Casa, as comissões atuam em busca das demandas sociais, realizando audiências públicas e debates pertinentes a cada tema de atuação”, disse.
As comissões, ainda de acordo com Alessi, têm caráter técnico-legislativo, ou seja, especializado, e fazem parte da estrutura institucional da Casa de Leis.
Comissões
PSL – Constituição e Justiça, com Fernando Francischini; Ciência e Tecnologia, com Emerson Bacil; e Segurança Pública – Coronel Lee.
DEM – Finanças e Tributação – Nelson Justus.
PSC – Orçamento – Evandro Araujo; Defesa dos Direitos da Mulher – Mara Lima.
PSB – Tomada de Contas – Jonas Guimarães; Revisão e Consolidação Legislativa – Tiago Amaral; e Redação – Alexandre Curi.
PSDB – Indústria e Comércio – Paulo Litro; e Relações Federadas e Assuntos Metropolitanos – Michele Caputo.
Pros – Turismo – Soldado Fruet.
PP – Mercosul e Assuntos Internacionais – Luiz Carlos Martins.
MDB – Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural – Anibelli Neto.
PTB – Obras Públicas – Tião Medeiros.
PSD – Educação – Hussein Bakri; Fiscalização da Assembleia Legislativa e Assuntos Municipais – Francisco Buhrer; e Defesa dos Direitos da Criança, Adolescente, do Idoso e da Pessoa com Deficiência – Cobra Repórter;
PDT – Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais – Goura; Defesa do Consumidor – Márcio Pacheco.
PPS – Esportes – Douglas Fabricio.
PT – Direitos Humanos e da Cidadania – Tadeu Veneri.
Podemos – Defesa dos Direitos da Juventude – Galo.
PMN – Saúde – Dr. Batista.