A campanha eleitoral mal começou nas ruas e na internet e já tem demanda para a Justiça Eleitoral resolver.
Os advogados Maira Bianca Belem Tomasoni, Milton César Tomba da Rocha e Júlia Pachedo da Trindade, que representam o Partido dos Trabalhadores (PT), entraram com pedido de impugnação da candidatua de Bibiana Orsi (PP), candidata a vice na chapa do empresário e ex-prefeito Paulo Mac Donald (Podemos).
De acordo com a petição (ver a íntegra no PDF abaixo), encaminhada ao juizo da 46ª Zona Eleitoral a pedido do presidente municipal do PT, Edson Carlos Thomas, eles alegam Bibiana perdeu o prazo de desincompatibilização do Sindicato dos Policiais Federais do Paraná (Sinpef/PR).
No pedido de registro de candidatura, Bibiana pediu o afastamento sindical no dia 9 de julho deste ano, no entanto, “é possível perceber que o seu afastamento deu-se em 15 de julho de 2020, com previsão de retorno em 16 de novembro de 2020, ou seja, aparentemente, o afastamento deu-se 04 (quatro) meses antes do pleito”, diz trecho da demanda.
“Ocorre que o afastamento deveria ter ocorrido considerando a data original do pleito, qual seja, 04 de outubro de 2020”, ressaltam os advogados.
De acordo com a legislação vigente nas eleições 2020, partidos, coligações, candidatos ou Ministério Público tem até cinco dias após o pedido de registro encerrado sábado (26), para pedir a impugnação de candidaturas.