A onça pintada Pytu, que nasceu em 2019 no Refúgio Bela Vista de Itaipu, em Foz do Iguaçu, morreu na manhã desta terça-feira (19), no Zoológico de Belo Horizonte (MG).
A morte de Pytu foi confirmada pela Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB), mas ainda não teve a causa identificada, segundo reportagem do Estado de Minas Gerais.
LEIA TAMBÉM
Itaipu apresenta filhotes de onça-pintada
Oncinhas serão batizadas por alunos da Vila C
Pytu e a irmã Poty são filhos do casal Nena e Valente e encantaram a população de Foz do Iguaçu e região. Os nomes de ambas foram definidos por alunos e professores que fizeram visitas pedagógicas ao Refúgio e votaram nas opções (AQUI para relembrar).
De acordo com a reportagem, Pytu amanheceu morto. Quando chegou ao zoológico, o animal passou por uma quarentena, com todo o procedimento com tranquilidade, segundo o zoológico.
“A FPMZB lamenta profundamente essa perda, pois Pytu representava um esforço permanente da Fundação e de muitos parceiros em garantir, com as melhores práticas de bem-estar e manejo, a conservação de espécies brasileiras ameaçadas de extinção” lamentou a fundação.
De acordo com o comunicado, a equipe está focada na investigação das possíveis causas.