Radares de trânsito de Foz do Iguaçu começam funcionar nesta quinta, 02. Veja pontos dos equipamentos

WhatsApp
Facebook

Equipamentos vão gravar cinco infrações; Imagens serão usadas para validar multas

Os novos radares de controle eletrônico de velocidade no trânsito de Foz do Iguaçu começam a funcionar na próxima quinta-feira (2 de maio). A data foi confirmada pelo Instituto de Transporte e Trânsito (Foztrans) nesta segunda-feira (29), em comunicado nas redes sociais. O controle, em 62 faixas de trânsito, será efetuado com equipamentos em 25 pontos com maior incidência de acidentes envolvendo automóveis, motocicletas e pedestres.

“Lembramos que a fiscalização eletrônica é uma maneira educativa encontrada, afim de incentivar aos motoristas a respeitarem os limites de velocidade”, ressalta o comunicado do Foztrans. A instalação dos equipamentos está prevista no artigo 61 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). “Dentre os aspectos que embasam o conceito de qualidade de vida, o trânsito se constitui como um dos mais importantes”, diz o órgão. As informações são de Ronildo Pimentel, no Gazeta Diário.

“Optamos por começar o funcionamento na quinta, em função do feriado do Dia do Trabalho (1º de maio)”, disse o superintendente do Foztrans, Fernando Maraninchi. “Lembrando que no primeiro segundo de quinta-feira começam a funcionar os radares. São 25 locais com radares”, disse.

O ponto com maior número de acidentes, segundo o diagnóstico do ano passado, no cruzamento das avenidas Paraná com República Argentina, terá radar a partir de agora. “Os radares registram toda a infração de trânsito de velocidade, furar sinal vermelho e parar sobre a faixa. E estas infrações serão gravadas por cinco segundos, que servirão de prova para comprovar a infração”, completou.

Contexto
Os novos radares começaram a ser instalados em meados de março. Os equipamentos, segundo o Foztrans, dispõe de três funções diferentes – fiscalização de semáforos, medidores fixos de velocidade e lombadas eletrônicas.

A aferição (conferência com o padrão determinado) dos aparelhos foi concluída na última semana, conforme adiantou ao Gazeta Diário, o diretor de Trânsito, Robson Lima Souza. O procedimento está sendo feito pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Funcionalidade
Dentre as três funções, os novos equipamentos estão instalados, em fase de testes, em locais com as características de cada função. Nos semáforos terão três finalidades – inibir o avanço do sinal vermelho, parada em cima da faixa de pedestre e excesso de velocidade.

Os radares em pontos fixos visam reduzir a velocidade em determinados pontos das vias. Já as lombadas vão disciplinar o fluxo em regiões de maior atenção devido a circulação de pedestres ou proximidade com cruzamentos. Pela instalação e manutenção dos radares, o município irá pagar R$ 3 milhões (R$ 100 mil durante 30 meses).

Pontos cruciais
Os radares tem função de inibir abusos e controlar o trânsito em pontos cruciais de ruas e avenidas dos centros urbanos. Em Foz do Iguaçu, 40 pessoas morreram após envolvimento em colisões envolvendo automóveis e motocicletas. Deste total, 31 casos foram registrados em ruas e avenidas passíveis de fiscalização pelo órgão municipal.

A Avenida Paraná registrou a maior incidência de colisões e atropelamentos – 292 casos no registro geral. Em segundo lugar aparece a Avenida República Argentina com 256 acidentes, seguida das avenidas Juscelino Kubitschek (230 acidentes), Costa e Silva (144 acidentes) e a BR-469, a Rodovia das Cataratas, com 109 acidentes.

Pontos com radares em Foz

– Av. Cataratas, próx. n. 1526
– Av. Cataratas, próx. n. 1749
– Av. Costa e Silva, n. 1655 x Av. Gustavo Dobrandino da Silva
– Av. Costa e Silva, n. 1850 x Av. Gustavo Dobrandino da Silva
– Av. Costa e Silva, próx. n. 1396
– Av. Costa e Silva, próx. n. 185 x Av. Paraná
– Av. das Cataratas, próx. n. 3200
– Av. das Cataratas, próx. n. 569
– Av. Felipe Wandscheer, próx. n. 1544
– Av. General Meira, n. 427
– Av. Juscelino Kubitschek x Av. José Maria de Brito
– Av. Juscelino Kubitschek, n. 1700
– Av. Juscelino Kubitschek, n. 1755
– Av. Juscelino Kubitschek, n. 3897 x Av. Carlos Gomes
– Av. Juscelino Kubitschek, próx. n. 200
– Av. Juscelino Kubitschek, próx. n. 3758
– Av. Juscelino Kubitschek, próx. n. 4355
– Av. Juscelino Kubitschek, próx. TTU x Av. República Argentina
– Av. Morenitas, próx. n. 1683
– Av. Paraná, n. 2355
– Av. Paraná, n. 3450 x Av. José Maria de Brito
– Av. República Argentina, n. 2711
– Av. República Argentina, n. 5204
– Av. República Argentina, n. 5767
– Rua Bartolomeu de Gusmão, próx. n. 1365

(*) O radar eletrônico da Avenida Andradina só será instalado após o término das obras.

Mais notícias

  • Esta “b…” me multou duas vezes no mesmo local. A identificação é pobre e irei entrar na justiça, pois gostaria de saber se mais alguém foi multado também na Av. República Argentina, 5767. Vamos entrar com uma ação coletiva pela má identificação deste radar eletrônico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *