Programação de Ramadan em Foz do Iguaçu começa nesta terça-feira (17) com noite especial de abertura

Atividade inclui nova iluminação, coral infantil e projeção na cúpula após reagendamento em função das chuvas que atingiram o município nesta segunda-feira (16)

mesquita arabe foz
Mesquita Árabe Omar Ibn Al-Khatab, em Foz do Iguaçu (Foto: Christian Rizzi)

A comunidade árabe islâmica de Foz do Iguaçu, a segunda maior do Brasil atrás apenas de São Paulo, se prepara para a chegada do mês especial do Ramadan. Para marcar a data foi organizado o já tradicional evento no pátio da Mesquita Omar Ibn Al-khattab

A festa de boas-vindas ao Ramadan e lançamento da iluminação especial da Mesquita deve reunir membros da comunidade, pioneiros, autoridades e admiradores da fé e da cultura islâmica. 

Aberto a todos, muçulmanos e não muçulmanos, o encontro que seria na segunda-feira (16), foi transferido para esta terça-feira, 20h, em função das chuvas que atingiram o município no início da semana.

A iluminação deste ano promete surpresas na projeção e será mantida durante todo o mês do Ramadan. Uma ação esperada que chama atenção de curiosos e turistas que costumam realizar o passeio noturno no Bairro árabe e eternizar belos registros.

Leia também

Mesquita de Foz fecha o ano de 2025 com 71 mil visitantes


O mês abençoado para os muçulmanos deve ter início oficialmente na próxima quarta-feira, 18/02, quando os jejuns e orações terão início, embora muitos seguidores da fé já iniciaram as ações se preparando para a data.

Ramadan

O Ramadan é considerado um mês abençoado para os muçulmanos. Um momento de união da comunidade, tempo para visitar os amigos e parentes. Um tempo para a oração, unificação, paciência, caridade. Ações e virtudes durante o Ramadan, mas que devem ser levadas por todo o ano. Um mês visto como oportunidade especial para reviver, renovar e revigorar a fé.

Durante o Ramadan, o jejuador se abstém de comida, bebida e de tudo que quebra o jejum, não porque não pode, mas por obediência a Deus. Essa sinceridade também se reflete no comportamento diário e não apenas em deixar de comer e beber, mas também evitar mentiras, fofocas e atitudes negativas. O jejum não é considerado apenas um ritual externo, mas um caminho para melhorar o caráter e construir uma pessoa mais honesta com Deus e com a sociedade.

A organização é do CCBI-Centro Cultural Beneficente Islâmico de Foz do Iguaçu, COJIFI- Comissão da Juventude Islâmica de Foz do Iguaçu e Escola árabe Bertoni, anexa à mesquita.

Programa especial Ramadan Kareem

Durante o mês do Ramadan a Mesquita de Foz do Iguaçu preparou mais uma novidade, o lançamento do programa Ramadan Kareem, com apresentação do Sheikh Oussama El Zahed e do pioneiro da comunidade, Kamal Osman. Foram gravados 30 episódios e serão postados nas mídias sociais da mesquita diariamente (@mesquitafoz).

“O Ramadan também aparece nas outras práticas religiosas, como as orações noturnas, a leitura do Alcorão, a caridade e o fortalecimento dos laços familiares. Tudo isso é uma grande oportunidade para a pessoa rever suas intenções e dedicar suas ações somente a Deus. O Ramadan nos ensina que o valor de uma ação não está só na quantidade, mas principalmente na intenção com que ela é feita”, destaca o líder religioso da Mesquita de Foz do Iguaçu, Sheikh Oussama El Zahed.

Comunidade islâmica
A comunidade árabe de Foz do Iguaçu é, de fato, uma das mais expressivas do Brasil, figurando como a segunda maior do país, com cerca de 20 mil pessoas, atrás apenas de São Paulo. Estabelecidos desde a década de 1950, sírios, libaneses, palestinos impulsionaram o comércio local e a economia na Tríplice Fronteira.


Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz