O aumento dos salários dos ministros do STF não terá efeito cascata no Paraná. Anota Roseli Abrão que o governador Ratinho Junior anunciou, ontem (8), o congelamento do próprio salário, do vice-governador e dos secretários de Estado.
Em entrevista coletiva, Ratinho Junior disse que a medida geraria um impacto mensal de aproximadamente 600 mil reais. O decreto assinado ontem também impede que o teto de salário entre os servidores passe dos atuais 33 mil para 39 mil reais.
Segundo a assessoria do Palácio Iguaçu, a decisão do governador está baseada no artigo 169 da Constituição Federal e na Lei de Responsabilidade Fiscal, que prevê uma análise do impacto da medida antes da aplicação de qualquer reajuste.
Ratinho afirmou que o princípio de austeridade e de análise prévia do impacto das medidas será a base em todas as ações do governo.
Durante a coletiva, Ratinho Junior informou que as equipes de governo estão fazendo um levantamento para confirmar a situação das secretarias e órgãos públicos, que vai basear as decisões que serão tomadas a partir de agora.