A parceria entre Itaipu, Governo do Paraná e Copel em prol do desenvolvimento do estado foi destaque nas falas do governador Carlos Massa Ratinho Júnior e do novo presidente da empresa de energia paranaense, Daniel Pimentel Slaviero, que tomou posse nesta manhã de quarta-feira (16) em Curitiba.
Ratinho enfatizou a importância da energia como insumo básico para a economia do estado e também a vocação paranaense para a produção de alimentos. E, segundo ele, para que o Paraná siga crescendo, é necessário melhorar a infraestrutura logística.
“Estamos trabalhando para a criação do Plano Diretor de Infraestrutura, com o objetivo de transformar o Paraná em hub logístico da América do Sul, inclusive revigorando a ideia de ligar o Atlântico ao Pacífico por meio dos portos de Paranaguá e Antofagasta, no Chile”, afirmou o governador.
“E contamos com a participação do Governo Federal e da Itaipu nesse projeto. Já tive a oportunidade de conversar com o ministro Onyx (Lorenzoni, da Casa Civil) e o presidente (Jair) Bolsonaro sobre essa ideia que está caminhando muito bem e também tem o apoio do G7 (grupo que reúne as principais entidades empresariais do estado)”, completou Ratinho.
Em seu discurso de posse, Slaviero, além de chamar a atenção para os números que colocam a Copel entre as maiores empresas do País – não somente no setor de energia –, pregou a valorização dos funcionários, a prioridade para as ações que estão no DNA da Copel (geração, transmissão e distribuição) e a ênfase em projetos no Paraná.
Também chamou a atenção para novas tecnologias, como a geração distribuída, smart grid, solar e biomassa, áreas em que a Copel desenvolve iniciativas em parceria com a Itaipu. “Às vezes me perguntam se essas tecnologias vão canibalizar o nosso negócio e eu costumo dizer que essas inovações vão ocorrer conosco ou ‘sem nosco’. Por isso, a Copel tem que estar a frente e fazer um trabalho de liderança e de vanguarda”, completou o executivo.
“A Itaipu está comprometida com o desenvolvimento sustentável de seu território o que, na margem brasileira, se concentra em sua maior parte no estado do Paraná. Por isso, é natural que tenhamos essas parcerias e vamos continuar trabalhando em sintonia com o Governo do Estado e com a Copel”, garantiu o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Marcos Stamm.