Evandro Ferreira defende reativação da Diretoria de Atenção em Saúde Mental em Foz do Iguaçu

“É importante o trabalho feito por esta estrutura que em breve fará o atendimento 24 horas", disse Evandro Ferreira
WhatsApp
Facebook
Foto: Divulgação

O vereador Evandro Ferreira (PSD) vai propor a reativação da Diretoria de Atenção em Saúde Mental na Secretaria Municipal de Saúde – hoje a estrutura de atendimento da rede de atenção psicossocial de Foz do Iguaçu funciona como uma divisão da pasta da saúde.

“Na Câmara de Vereadores, vamos propor a volta da diretoria de saúde mental. É importante o trabalho feito por esta estrutura que em breve fará o atendimento 24 horas”, disse Evandro Ferreira que nesta sexta-feira (4) acompanhou os trabalhos do Caps Dr. Douglas Bittencourt no Jardim Polo Centro.

“Fortalecemos o compromisso com a saúde mental e o cuidado com quem mais precisa. Em breve, Foz do Iguaçu contará com uma grande novidade: em até 90 dias esse Caps passará a funcionar 24 horas por dia, oferecendo acolhimento e tratamento humanizado para pessoas em situação de dependência de álcool e outras drogas”, completou o vereador.

Leia também

O fisioterapeuta Nelson Guilherme Trindade, coordenador do centro de atenção psicossocial, detalhou o trabalho realizado pela unidade. “É um equipamento super importante e estamos de portas abertas literalmente para atender o usuário e dependente químico ou de álcool. Ele pode vir que nós faremos o acolhimento e através disso será traçado um plano terapêutico singular para que ele participe através de grupos e oficinas para a melhor reabilitação”, explicou

Estrutura
A chefe de divisão, Renata Carvalho, mostrou a estrutura da rede de atenção e o trabalho voltada ao atendimento de crianças, jovens e adultos. “Temos o CAPS-I que atende criança e adolescente com transtornos mentais e dependência química, o CAPS 2 que atende transtorno mental em pessoas adultas, e este CAPS-AD com a proposta de habilitação para 24 horas, que atende a questão do álcool e droga. Todos com uma equipe muito boa de trabalho”.

A Diretoria de Atenção em Saúde Mental foi criada em 2921 para melhorar o trabalho de atenção psicossocial na rede pública municipal. No Caps II, duas mil pessoas integram o quadro de pacientes no local. Frequentam a unidade de saúde, 65 pacientes por dia atendidos por profissionais de enfermagem, serviço social, psicologia, atividade de artesanato e terapia ocupacional.

O Capsi atende crianças e adolescentes e trabalha com pacientes com transtornos mentais graves e uso abusivo de álcool e outras drogas. O encaminhamento pode ser pelo Programa de Estratégia de Saúde da Família, por qualquer serviço de saúde e, também, por busca espontânea. São 300 crianças e adolescentes até os 17 anos, atendidas mensalmente pelas equipes multiprofissionais.

@fozdiario

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *