Pesquisa realizada pelo Sindhotéis revelou que a ocupação média na rede hoteleira de Foz do Iguaçu está em 87%. Os dados mostram que os hotéis de categoria 3 estrelas são os mais procurados, com 93% de ocupação, seguidos de perto pelos resorts, que registraram 92%.
Os hotéis de categoria 4 estrelas estão com 89% de ocupação, enquanto os de 2 estrelas alcançaram 81%, e os de 5 estrelas, 79%. O período de referência para essa pesquisa é de 18 a 21 de abril de 2025, e foi realizada entre os dias 9 e 11 de abril.
Em comparação com o feriado prolongado do ano anterior, que teve uma ocupação média de 74%, este ano mostra um aumento de 13%, o que indica um otimismo crescente em relação ao turismo na região. Esse crescimento é um sinal positivo para a recuperação do setor hoteleiro e para a economia local. Foz do Iguaçu continua a ser um destino atrativo, especialmente durante os feriados prolongados.
Leia também
De acordo com o site Decolar, especializado em viagens, Foz do Iguaçu está em 10º lugar entre os destinos mais procurados para viagens neste período. O ranking da Decolar, que coloca o Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Seguro nas primeiras posições, reflete a popularidade destes locais, especialmente durante feriados e períodos de férias. O aumento de 47% nas buscas por viagens em comparação com o mesmo período de 2024 é um indicativo do retorno dos turistas aos destinos nacionais, evidenciando a confiança na retomada das viagens.
Camilo Rorato, presidente do Sindhotéis de Foz do Iguaçu, destacou que, além do aumento do turismo interno, a Páscoa é um período em que as viagens em família se intensificam. “Os hotéis na região têm investido em inovações para proporcionar mais entretenimento e relaxamento, como spas, atividades de aventura, e opções culturais. Temos também o turismo religioso, que tem ganhado destaque, com a presença de importantes locais de peregrinação, como o Templo Budista e a Mesquita de Foz do Iguaçu e a Catedral Nossa Senhora de Guadalupe, que atraem fiéis e curiosos. A cidade oferece roteiros específicos que incluem visitas a esses locais, além de eventos e celebrações religiosas que enriquecem ainda mais a experiência dos turistas”.
A combinação de natureza exuberante, opções de lazer, e atividades voltadas para o turismo religioso faz de Foz do Iguaçu um destino atrativo e diversificado, capaz de atender a diferentes perfis de visitantes e suas necessidades. Isso tem contribuído para o aumento do fluxo turístico e a consolidação da cidade como um importante polo de turismo no Brasil.