Eleição eletrônica aconteceu de 10 a 24 de agosto, e contou com a participação de 2.813 profissionais registrados no Conselho em todo o Estado
Profissionais registrados no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) escolheram, no final de agosto, os 174 inspetores que irão atuar em todo o Estado, no mandato 2021-2023. Para a Regional de Cascavel do Crea-PR, que abrange 52 municípios da região Oeste e contempla as Inspetorias de Toledo, Marechal Cândido Rondon, Foz do Iguaçu, Medianeira e Cascavel, foram eleitos 30 profissionais das diversas áreas das Engenharias.
Conforme o gerente do Crea-PR Regional Cascavel, Engenheiro Civil Geraldo Canci, o inspetor desempenha um importante papel junto ao Conselho. “O inspetor tem um papel importantíssimo na melhoria do processo de fiscalização do Conselho, assim, podemos definir que a função primordial do cargo é a busca da melhor eficiência da ação de fiscalização do exercício profissional, no sentido de coibir o exercício ilegal da profissão e de desvios de conduta dos profissionais, além da defesa dos interesses da categoria e da sociedade”, esclarece Canci.
O período de votação aconteceu de 10 a 24 de agosto e contou com a participação de 2.813 profissionais registrados em todo o Estado, que tiveram a oportunidade de votar através do acesso restrito no site do Conselho. O pleito ocorreu para eleger inspetores de seis modalidades, um para cada Câmara Especializada (Agronomia, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Metalúrgica, Engenharia Química, Geologia e Minas, e Agrimensura e Engenharia de Segurança do Trabalho), em cada uma das 35 inspetorias do Crea-PR, totalizando 210 vagas.
Para Canci, por ser um cargo honorífico de profissionais liberais, autônomos ou não, a votação na região Oeste teve a maior adesão dos últimos mandatos, com 100% das vagas ocupadas. “Todos os novos inpsetores tomam posse juntamente com o novo presidente do Crea-PR, no dia 1º de janeiro de 2021 e terão três anos de mandato”, observa.
A Engenheira Ambiental Caroline Falchembak, de Foz do Iguaçu, foi uma das profissionais eleitas pela primeira vez para a inspetoria. “Eu acho que será muito interessante ter mais este contato com os profissionais do Crea-PR além de outros profissionais da área, pois poderemos trocar informações nas reuniões e sempre aprender algo novo. Penso que juntos somos mais fortes e acredito que na inspetoria poderei contribuir também com algumas experiências que vivo no meu dia-a-dia como Engenheira Ambiental e empresária”, diz.
O Engenheiro de Segurança do Trabalho Charles Ferri, de Toledo, foi reeleito e assumirá novamente o cardo no ano que vem, e ressalta a importância da função. “Os inspetores têm uma importante contribuição, pois fazem a aproximação entre a sociedade e o Crea-PR por meio de ações de fiscalização, defendendo o exercício da profissão das Engenharias, Agronomia e Geociências, além do papel relevante em relação aos anseios das entidades de classe junto ao Conselho e vice-versa”, afirma.
Evandro André Konopatzk, Engenheiro de Segurança do Trabalho de Medianeira, também assume o cargo pela segunda vez. “Minhas expectativas são de buscar as melhorias das ações fiscais para almejar o correto exercício profissional. Ações essas que protegem a sociedade de atividades imperitas ou imprudentes daqueles não qualificados ao exercício da profissão, bem como visam atividades negligentes dos próprios profissionais que burlam o código de ética do nosso Conselho”, conclui.
Os inspetores do Crea-PR eleitos para no mandato 2021-2023 na região Oeste do Paraná são:
Cascavel
Enio Antonio Walcker Engenheiro Agrônomo
Marcelo Silva de Godoy Engenheiro de Segurança do Trabalho
Anderson Lovera Engenheiro Civil
Luana Veber Engenheira Eletricista
Rogerio Luiz Ludegero Engenherio Mecânico
Jorge Ademir Medeiros Geólogo
Toledo
Marcus Vinicius Schutz Engenheiro Agrônomo
Charles José Ferri Engenheiro de Segurança do Trabalho
Eduardo Mariano da Silva Engenheiro Civil
Kátia Zielasko Engenheira Eletricista
Junior Martinho Brum Engenherio Mecânico
Camilo Freddy Morejon Engenheiro Químico
Marechal Cândido Rondon
Urbano Theobaldo Mertz Engenheiro Agrônomo
Gustavo Alex Konieczniak Engenheiro de Segurança do Trabalho
Michael Jenifer Lange Engenheiro Civil
Welington Luiz Schmidt Engenheiro Eletricista
Leandro Diogo Appelt Engenheiro Mecânico
Cristiane Schurt Engenheira Química
Medianeira
Vitor Hugo Zanella Engenheiro Agrônomo
Evandro André Konopatzki Engenheiro de Segurança do Trabalho
Matheus José Mezzomo Engenheiro Civil
Erasto Sommerfeld Junior Engenheiro Eletricista
Cesar Luiz Turmina Engenheiro Mecânico
Mariana Marine Crespi Engenheira de Alimentos
Foz do Iguaçu
Alini Maria Hartmann Engenheira Agrônoma
Adilson Coelho Leite Engenheiro de Segurança do Trabalho
Caroline Falchembak Engenheira Ambiental
Marcos da Costa Engenheiro Eletrecista
Edmundo Sahd Neto Engenheiro Mecânico
Débora Fernandes Geóloga
Sobre o Crea PR
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), criado no ano de 1934, é uma autarquia responsável pela regulamentação e fiscalização dos profissionais da empresa das áreas da engenharia, agronomias e geociências. Além de regulamentar e fiscalizar, o Crea-PR também promove ações de orientação e valorização profissional por meio de termos de fomentos disponibilizados via Editais de Chamamento.