Relatório mostra perfil dos visitantes que chegam a Foz do Iguaçu

As entrevistas foram realizadas em pontos estratégicos como o aeroporto internacional, o terminal de ônibus, a Ponte Tancredo Neves e hotéis da cidade
WhatsApp
Facebook
Turismo de Itaipu proporciona experiência diferenciada aos visitantes de Foz do Iguaçu (Foto: Divulgação/Itaipu)

A Itaipu Parquete, em conjunto com a Secretaria Municipal de Turismo de Foz de Iguaçu, divulgou os resultados da Fase 3 da Pesquisa de Demanda Turística correspondente ao verão 2024-2025, um dos períodos de maior movimento turístico no destino.

Nesta fase, foram entrevistados visitantes que estiveram em Foz de Iguaçu entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025. As fases anteriores cobriram diferentes épocas do ano. As entrevistas foram realizadas em pontos estratégicos como o aeroporto internacional, o terminal de ônibus, a Ponte Tancredo Neves e hotéis.

O estudo incluiu apenas turistas com mais de 18 anos, não residentes na região e que permaneceram em Foz do Iguaçu por pelo menos três horas. A amostra foi selecionada com base em dados de fluxo turístico registrados nas Cataratas do Iguaçu durante 2023.

Foto: Reprodução/Pesquisa

PERFIL DO TURISTA E PRINCIPAIS RESULTADOS

O relatório revelou que 62% dos visitantes já conheciam Foz de Iguaçu, enquanto 38% o conheciam pela primeira vez. Além disso, 33% dos entrevistados visitaram a cidade mais de quatro vezes.

Quanto ao motivo da viagem, 72% indicaram férias e lazer, enquanto 7% disseram estar de passagem para outro destino. As viagens em família (33%) e em casal sem filhos (32%) predominaram sobre as viagens individuais (21%) ou com amigos (14%).

Em relação ao meio de transporte, o avião e o ônibus de linha foram divididos em partes iguais com 34% cada, seguidos pelo carro particular (19%) e os ônibus de excursão (12%).

70% dos turistas optaram por se hospedar em hotéis, enquanto 11% se hospedaram em casas de familiares ou amigos. A estadia média é de três a cinco dias.

PRINCIPAIS ATRAÇÕES E DESPESAS

As Cataratas do Iguaçu e as compras em Ciudad del Este foram as atividades mais mencionadas pelos visitantes.

Também receberam boas avaliações o Marco das Três Fronteiras, o Parque das Aves, a represa de Itaipu e o comércio na Argentina.

Quanto aos gastos, a maior parte do orçamento dos turistas foi destinada a compras em Ciudad del Este, seguido por hospedagem, compras na Argentina e gastos em atrações turísticas.

FATORES A MELHORAR

O estudo também identificou alguns aspectos que poderiam afetar a decisão de revisitar Foz de Iguaçu. 27% dos entrevistados citaram os preços altos como uma barreira, enquanto 11% apontaram para a falta de opções de voo.

Outros fatores apontados foram considerados comuns na atividade turística.

@fozdiario

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *