Requião Filho pede mais atenção e agilidade em registros civis para transgêneros

transgeneros

O Deputado Estadual Requiao Filho encaminhou esta semana um ofício ao Corregedor-Geral da Justiça, Desembargador Luiz Cezar Nicolau, cobrando mais atenção e agilidade em processos para mudanças de dados nos registros civis de pessoas transgênero. Ele explica que tem chego em seu gabinete muitas denúncias relatando dificuldades em alterar o prenome e o gênero nas certidões de nascimento, bem como outros documentos, em cartórios pelo Paraná.

“O direito ao nome atende ao princípio da Dignidade da Pessoa Humana, reconhece a sua identidade de gênero e lhe confere cidadania. É importante que isso seja cumprido em sua integridade”, afirmou.

O parlamentar lembra ainda uma decisão do Supremo Tribunal Federal, no ano de 2018, RE 670.422, que autorizou que transexuais e transgêneros alterem o nome no registro civil diretamente em cartório, não se exigindo nada além da manifestação de vontade do indivíduo, o qual poderá exercer tal faculdade tanto pela via judicial como diretamente pela via administrativa.

Veja mais em Requião Filho


Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz