Resgate: Conheça um pouco da antiga usina do rio São João, dentro do Parque Nacional do Iguaçu. Veja fotos!

WhatsApp
Facebook

Dos arquivos do Google Imagens catalogados pelo jornalista Adelino de Souza e suas memórias narradas em um grupo de colegas da imprensa de Foz do Iguaçu e região.

“Essa foto (acima) é divina da região do Parque (Nacional do Iguaçu). Antiga usina no rio São João, um pouco antes da Polícia Florestal”.

“Tomei muitos banhos ali com (Juvêncio) Mazzarollo (em memória), Roberto Lange, Marcelo, Zé Beto Maciel. Lugar abandonado que precisa ser resgatado para visita à comunidade”.

“Os jornalistas novos nem sabem disso, mas ainda existe. Está no mesmo lugar, mas ninguém explora. Osso tinha de ser um lugar da comunidade iguaçuense, sem ingresso, entrada livre”.

Itaipu propõe ao ICMBio reativar a Usina São João

“Eu diria que ali serve até para cena de filme. Eu e os amigos saíamos do laguinho do outro lado da rua, atravessava e descia o rio até chegar as cachoeiras e a velha usina”.

“Lembro até hoje que para cortar caminho, descia pelo cano e chegava antes dos colegas para tomar banho de cachoeira. Minha adolescência rural permitia superioridade aos metropolitanos, meninos de prédio, seus urbanos”.

“Lembro de uma vez que subimos pelo rio a partir da usina. Uma aventura. Na época namorava a Silvana (Canal). Ela furou a canela em uma pedra. O Mazarollo estava na cachoeira e saltou lá de cima para ajudar quando viu o sangue se misturar com a água”.

“Velhos tempos, belos dias”

“Seremos omissos se não resgatarmos essa bela historia. E hoje teremos Itaipu e Unila como parceiros, sem gastar praticamente nada. Vejam que belo prédio. Tive o privilégio de ver neste ângulo e depois descer no Iguaçu”.

Abaixo registro da história da Usina São João de Foz do Iguaçu com belas imagens de William Brisida e produção de Raíso Boing

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *