O economista e vereador Adnan El Sayed (PSD) apresentou a uma proposta ao Prefeito Chico Brasileiro de criação de um programa de residência para as áreas jurídica e de gestão pública, além da ampliação das vagas nos programas de residência multidisciplinar em saúde.
A proposta abriria, segundo o autor, a oportunidade de bacharéis em direito e graduados em áreas correlatas à gestão pública e outros cursos atuarem no serviço público municipal e ganharem experiência e conhecimento na administração da cidade. “Muitos formandos saem das universidades e buscam uma experiência profissional para além dos estágios obrigatórios. Além disso, podem trazer para a gestão da cidade o que há de mais novo nas pesquisas feitas na academia. Todo mundo sai ganhando”, afirmou.
Para as áreas de saúde, já contempladas com programas de residência, como é o caso da odontologia e da saúde coletiva, Adnan propõe a ampliação das vagas. “São mais profissionais atuando diretamente com a comunidade e auxiliando o atendimento em saúde, além de garantir a troca de conhecimento entre preceptores e residentes”, explicou Adnan.
O vereador ressalta que o interessado é sempre em maior oportunidade para os jovens e melhor serviço público à população.
Inovação
A inclusão de novas áreas para além da saúde, como direito e administração pública, é um passo inovador para a cidade. Adnan explicou que, apesar de nova para Foz do Iguaçu, a residência nessas áreas já existe em outras cidades e foi recentemente aprovada pela Câmara Municipal de São Paulo, que criou programas de 20 a 40 horas semanais e com remuneração chegando a R$3.300,00. “Além de ampliar a capacidade de atendimento à população, serão criados novos empregos temporários criados em Foz, auxiliando a retomada econômica no pós-pandemia”, explicou.