Visit Iguassu comemora retorno de Foz do Iguaçu no Ranking ICCA 2025, superando o ano 2019

Foz do Iguaçu volta a ocupar a 3ª posição no ranking ICCA como destino brasileiro que mais recebe eventos internacionais

846a50d5 c8aa 4721 b1c1 6ee58661acfd
Foto: Eventos ICCA em Foz do Iguaçu pelo Visit Iguassu - Limnologia

O Ranking ICCA é organizado pela International Congress and Convention Association, a maior comunidade global de conhecimento, negócios e networking para a indústria de reuniões internacionais. A divulgação oficial foi realizada hoje, dia 20 de maio e coloca o Brasil como o terceiro país das Américas que mais recebeu eventos internacionais, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e do Canadá.

Foz do Iguaçu volta ao Ranking ICCA como terceiro Destino brasileiro que mais realizou eventos internacionais, somando 16 eventos, atrás novamente apenas de Rio de Janeiro e São Paulo, e superando capitais como Brasília, Florianópolis, Belo Horizonte e Curitiba.

Como associado à ICCA, o Visit Iguassu participa anualmente representando o Destino Iguaçu no ICCA Country and City Rankings, que anualmente contabiliza e elenca os Destinos globais de eventos e reuniões.

Globalmente, o Brasil voltou à 15ª posição entre os países que mais recebem eventos internacionais. Esses resultados reforçam a força do Destino Iguaçu no cenário de turismo de negócios e eventos associativos.

Esse reconhecimento é resultado do trabalho contínuo da equipe de MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions) do Visit Iguassu, que atua com foco na captação de eventos associativos nacionais e internacionais, aliados às equipes de eventos dos hotéis associados, posicionando Foz do Iguaçu como referência no mercado mundial de eventos.

Elaine Tenerello, diretora executiva do Visit Iguassu, relata a emoção da conquista e comemora o atingimento da meta:

“Desde o ano 2020, após um árduo trabalho realizado através de uma gestão de crise na entidade, gerada pelo advento da Pandemia, uma das principais metas estipuladas no plano de ações do Visit Iguassu era retornar ao 3º lugar no ranking ICCA e contribuir para que o Brasil voltasse a ocupar a 15ª posição. Ano passado ficamos em 6º lugar e o Brasil na 25ª. A meta permaneceu no plano de 2025, a equipe se debruçou nas ações estratégicas e veio à conquista. A emoção toma conta do time do Visit Iguassu, pois sabemos e vivemos diariamente as dificuldades de conquistar novos eventos internacionais para o Destino, uma vez que a nossa malha aérea ainda é um gargalo e não retornamos aos números de voos de 2019. Por isso, essa conquista deve ser muito comemorada pelo Visit Iguassu, entidades parceiras e empresas associadas, que têm papel fundamental na captação de eventos para a nossa cidade. Voltamos ao lugar de destaque mundial no setor de eventos e vamos continuar lutando para que o Destino Iguaçu permaneça nesse lugar e superando as expectativas.”

Leia também

Histórico no Ranking ICCA

Historicamente, o Destino Iguaçu tem se destacado como grande centro para a realização de eventos internacionais, alcançando em 2019 o 3° lugar no ranking ICCA, também atrás apenas de capitais globais, Rio de Janeiro e São Paulo. Por conta da pandemia, houve o cancelamento de eventos internacionais a nível global e a redução de rotas aéreas, o Brasil e consequentemente Foz do Iguaçu sofreram queda no ranking, onde mesmo Foz do Iguaçu ocupando o 6º lugar, continuou sendo o primeiro destino não capital a aparecer, continuando em posição de destaque na indústria de eventos internacionais.

Em 2019, ano em que Foz do Iguaçu ficou em 3° lugar, foram 15 eventos internacionais, em 2024 esse recorde foi superado, totalizando 16 eventos internacionais realizados na cidade, superando em mais de 166% o resultado de 2023.

Os primeiros colocados em 2019 foram São Paulo em 1° lugar, com 56 eventos e Rio de Janeiro em 2°, com 33 eventos, já no ano de 2024 essas colocações se inverteram, sendo que o Rio de Janeiro ficou no 1° posto com 58 eventos, enquanto São Paulo ficou em segundo, com 43.

No ranking de 2024, Foz do Iguaçu ficou à frente de grandes cidades brasileiras, e abriu uma boa diferença entre os seguintes destinos: Brasília (12), Campinas (10), Curitiba (8), Florianópolis (8) e Belo Horizonte (5).
Em 2024, foram realizados 16 eventos que cumpriram os critérios exigidos pela ICCA em Foz do Iguaçu, dos mais variados segmentos, que trouxeram ao destino capital econômico e intelectual, com visitantes de diversas regiões do planeta e com alto ticket médio.

O reconhecimento da ICCA destaca que, em 2024, a América Latina e o Caribe foram uma das únicas regiões a registrar crescimento no número de eventos associativos em comparação com 2023. O Brasil se destacou como o principal país da região, e Foz do Iguaçu foi uma das cidades que apresentou as maiores taxas de crescimento no número de eventos realizados.

O que é a ICCA?

A ICCA funciona como uma rede internacional e um centro de referência para associações globais e reuniões governamentais. Fundada em 1963, dedica-se exclusivamente ao segmento de encontros associativos, fornecendo informações detalhadas, programas de capacitação e canais de comunicação exclusivos, além de gerar oportunidades de negócios e ampliar o networking entre seus membros. Hoje, figura entre as principais entidades defensoras e promotora de eventos internacionais. Por meio de sua Comunidade de Associações, a ICCA oferece a organizações de todo o mundo treinamentos, conexões estratégicas, ferramentas e recursos necessários para planejar encontros cada vez mais eficazes e bem-sucedidos.

Critérios para um evento ser considerado ICCA

Para um evento ser caracterizado como de caráter ICCA, ele deve seguir, pelo menos, os seguintes critérios:
1) Ter, no mínimo, 50 participantes;
2) O evento deve ser de caráter associativo (excluem-se eventos esportivos, governamentais e religiosos);
3) Estar, no mínimo, em sua Terceira edição;
4) Adotar uma política de rotatividade internacional de destinos e ter sido realizado em diferentes países em suas últimas três edições;
5) Possuir uma periodicidade definida (Ex: cada 2 ou 3 anos).

Jaime Mendes, Presidente do Visit Iguassu, fala sobre a dedicação e comprometimento da equipe e das empresas associadas para manter um bom posicionamento no ranking ICCA:

“A presença do Destino Iguaçu no ranking da ICCA reforça nossa relevância no cenário mundial de eventos. Estar bem posicionado mais uma vez é reflexo do trabalho estratégico e incansável da nossa equipe de MICE e das equipes comerciais dos hotéis associados que possuem espaços para eventos, que atuam com excelência na prospecção, captação e no relacionamento com o mercado. Isso nos enche de orgulho e reafirma nosso compromisso em promover Foz do Iguaçu como um dos principais destinos para eventos do Brasil.”

@fozdiario