Nesta terça-feira (15) tem início a implantação do novo sistema de drenagem na Avenida Juscelino Kubitscheck (Av. JK). As melhorias fazem parte da obra de revitalização completa da via, realizada pela Prefeitura de Foz do Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Obras (SMOB), com recursos da Itaipu Binacional.
Para permitir a vazão de um grande fluxo de água serão utilizados tubos de PEAD (Polietileno de Alta Densidade) de alta densidade, com12 metros cada. Os materiais começaram a chegar nesta segunda-feira (14) a Foz do Iguaçu. “Devido ao tamanho dos tubos, apenas uma unidade é trazida por carreta. Serão 64 cargas de carreta para trazer todos os tubos necessários para a execução da obra”, explica o secretário Municipal de Obras, Luis Cezar Furlan.
Leia também
O novo sistema de drenagem permitirá um melhor gerenciamento e escoamento da água da chuva, solucionando o problema histórico de alagamentos da via. O objetivo é controlar o transporte, a retenção, o tratamento e a disposição final da água, de modo a minimizar os problemas causados pelo excesso de chuva.
Revitalização Completa
As obras de revitalização de uma das mais importantes vias da cidade são resultado de um convênio firmado ente a Prefeitura de Foz do Iguaçu e a Itaipu Binacional. A execução da obra é feita pelo Consórcio Nova JK, formado pelas empresas Construbes Engenharia e Construções e C.G. Engenharia e Construtora, vencedor do processo licitatório.
As melhorias incluem um novo sistema de drenagem pluvial para o trecho que vai do viaduto da BR-277 até Avenida Carlos Gomes, o recapeamento de toda a Avenida JK, desde o Viaduto da BR-277 até a Avenida Jorge Schimmelpfeng, a reforma e adequação do canteiro central da avenida, para possibilitar a construção de uma ciclovia e pista de caminhada, além de nova iluminação e mobiliário urbano na área revitalizada.