A Itaipu Binacional e a Associação Maestro Esporte Clube, do ex-jogador de futebol Ricardinho Pozzi, vão ampliar as atividades do projeto “Maestro da Bola: excelência em formação de atletas e cidadãos” em Foz do Iguaçu.
Serão três novos polos, em regiões de vulnerabilidade social, que, juntos, receberão 240 crianças. O polo que já atua na cidade, localizado no Centro de Atenção Integral ao Adolescente (Caia), no Porto Meira, atende, atualmente, 60 crianças. Com a ampliação, serão 300 crianças nesta etapa.
A meta é atender 900 crianças em 2022, com a abertura de outros polos. As ações serão no Porto Meira, Vila C, Conjunto Canadá, Porto Belo e Portal da Foz.
O Projeto Maestro da Bola foi fundado em 2017, em Curitiba, tendo como base a prática do Futsal. Além do esporte, o projeto presta amparo social e de formação ética e cidadã aos participantes, por meio de palestras e eventos, além da referência pessoal do ex-jogador Ricardinho.
Atualmente, a Itaipu Binacional tem parceria com 10 projetos sociais que contemplam cerca de 4,5 mil crianças, jovens e adultos com ações voltadas ao esporte, educação, cultura e lazer, formação profissional e encaminhamento ao mercado de trabalho, acompanhamento social, orientação psicológica, atendimento ao idoso e pessoas em drogadição.