A candidata a deputada estadual, Rosa Maria (MDB), disse nesta segunda-feira, 12, que a saúde mental deve estar entre as prioridades no atendimento do SUS (Sistema Único de Saúde) nos próximos anos por se tratar de uma das sequelas mais preocupantes provocadas pela covid-19. “Campanhas como o Setembro Amarelo reforçam o debate e a reflexão sobre a os cuidados com a nossa saúde mental”.
“Mais do que apenas falar sobre o assunto, como gestores públicos precisamos garantir que a população tenha acesso aos equipamentos de acolhimento via SUS”, completa.
Rosa Maria lembra que quando assumiu a Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu em 2021, criou a Diretoria de Saúde Mental com autonomia para projetos e trabalho integrado com a atenção básica. “Uma das grandes conquistas foi a criação do Protocolo de Saúde Mental – um feito inédito. Com ele, foi possível o reordenamento do fluxo de atendimentos, estabelecer a rede de atenção psicossocial e promover um trabalho conjunto entre as redes de atenção primária, secundária e terciária”.
Veja também
- Dia D de prevenção contra o suicídio mobiliza usuários e servidores das UBS em Foz
- Sesc promove Semana Literária em Foz do Iguaçu e mais 21 cidades paranaenses
Atendimento de qualidade – Rosa Maria é psicóloga, servidora municipal, e com muita experiência na área de saúde mental no SUS. “Vou buscar meios para que os paranaenses também consigam atendimento de qualidade e possam ser acolhidos por equipes completas”.
“A nossa atenção precisa estar voltada para esses quadros. Um atendimento de qualidade pode ser capaz de salvar vidas”, completou.
Estudo recente da Universidade da Islândia aponta que a prevalência de problemas mentais é um dos conjuntos de sintomas que mais demoram a ceder no pós covid.
O trabalho mostrou um aumento de 13% nos casos de transtornos do sono, 61% nos sintomas de depressão, 43% nos casos de ansiedade, 78% dos pacientes apresentaram dificuldade de concentração, 69% tinham confusão mental, 68% problemas de memória e 60% tinham dificuldade de encontrar palavras para se expressarem.