A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) é um dos exemplos de sucesso apresentados pelo Banco do Brasil (BB) na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30), em Belém. O case é a inédita captação de R$ 375 milhões, no setor de saneamento, por meio do Eco Invest, uma linha de financiamento vinculada ao Fundo Nacional sobre Mudança do Clima (FNMC). O vídeo, produzido pelo BB e exibido durante a conferência, mostra as obras de ampliação e modernização da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) CIC Xisto, em Curitiba.
A operação de crédito, concluída em agosto e coordenada pelo Banco do Brasil, marcou a primeira transação da Sanepar no programa federal focado em investimentos sustentáveis para a infraestrutura de saneamento. Com o aporte, a capacidade de tratamento da ETE será elevada de 490 para 1.368 litros por segundo, substituindo o processo anaeróbio por um tratamento aeróbio mais eficiente.
Essa modernização aumentará a eficiência operacional da unidade, contribuirá diretamente para a melhoria da qualidade da água do Rio Barigui e beneficiará cerca de 700 mil habitantes, consolidando Curitiba – que já registra 100% de água tratada e 99,3% de coleta e tratamento de esgoto – como referência nacional no setor.
PIONEIRISMO
O diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, ressalta que o projeto consolida o pioneirismo da Companhia em duas frentes cruciais: o avanço constante na universalização do saneamento e a gestão inovadora de recursos no uso de instrumentos financeiros destinados a tal fim.
“Esta captação de recursos demonstra o envolvimento da Sanepar na busca de uma agenda ambiental focada em práticas de ASG. Somos pioneiros no avanço rumo à universalização do saneamento, mas também ao estruturar operações financeiras complexas que atraem capital para investimentos sustentáveis de longo prazo, garantindo previsibilidade e o melhor custo-benefício para os projetos”, afirma Bley.
PARCERIA ESTRATÉGICA
O instrumento utilizado na estrutura financeira da operação é um dos motivos para o destaque. O financiamento utilizou a modalidade blended finance (financiamento misto), combinando recursos subsidiados do governo federal (via Fundo Clima) com o restante por meio da 1º emissão de uma Nota Comercial Privada, instrumento financeiro que, excepcionalmente, foi emitido com um prazo alongado de 10 anos. Este produto também foi inovador para a Companhia.
O diretor de Relações com Investidores da Sanepar, Abel Demetrio, destacou o papel estratégico do parceiro financeiro. “A parceria com o Banco do Brasil foi fundamental para viabilizarmos esta operação inovadora e complexa. O BB coordenou a emissão e reconheceu o projeto da Sanepar como um vetor de mobilização de capital para investimentos verdes, mostrando a confiança no nosso plano e na nossa capacidade de execução “, explica.
DESENVOLVIMENTO
O projeto da ETE CIC Xisto se alinha diretamente aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente o ODS 6 (Água Potável e Saneamento) e o ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis). O uso do Eco Invest insere a Sanepar na agenda brasileira de mobilização de capital privado para projetos verdes, confirmando o status da Companhia como líder em sustentabilidade e eficiência operacional no saneamento.
Confira o vídeo exibido durante a conferência.
Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz


