A Sanepar iniciou em Medianeira o trabalho de Abordagens de Sensibilização Socioambiental. A cidade está recebendo obras de implantação de redes coletoras, que vão interligar imóveis ao sistema de esgoto da cidade. Equipes contratadas pela Sanepar estão visitando os moradores das áreas que serão contempladas com as obras para falar dos serviços da Companhia, da importância da água e do sistema de esgoto sanitário para a cidade.
Durante as abordagens domiciliares, os agentes fazem perguntas aos moradores sobre os principais eixos do saneamento, como água, esgoto, drenagem urbana e resíduos sólidos. Esses questionamentos visam obter informações essenciais para entender as condições de saneamento nas comunidades e ajudam a identificar melhorias necessárias, além de promover a conscientização sobre a importância de cada um desses temas para a saúde e bem-estar da população.
O trabalho é realizado pela empresa contratada, J.P.R Ambiental – Assessoria e Construção Ltda, coordenado e fiscalizado pela Gerência de Educação Socioambiental da Sanepar. “O papel dessa gerência é fundamental neste processo, porque atua direto com a população, orientando e implementando ações que envolvem a comunidade local e que contribuem para a preservação dos recursos naturais”, explica o diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Júlio Gonchorosky. Esse é um dos trabalhos de sensibilização junto da comunidade beneficiada. Em paralelo, são realizadas ainda reuniões com os moradores onde são explicados os processos de implantação das obras, os benefícios do sistema de coleta e tratamento do esgoto e onde são repassadas as principais orientações de como interligar o imóvel à rede no momento oportuno, para que todos usufruam do serviço da melhor forma possível.
“O objetivo das obras e dos sistemas operando adequadamente é o de garantir a proteção de mananciais, a recuperação de rios e a melhoria nos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário”, destaca a gerente Geral da Sanepar, Rita Camana.
As abordagens estão sendo feitas nos bairros Itaipu, Condá, Panorâmico e Belo Horizonte, e devem se estender até agosto do próximo ano. As equipes de campo são formadas por três agentes capacitados, que utilizam uniformes, crachás de identificação e veículos, todos com a informação “A Serviço da Sanepar”, garantindo segurança e transparência nas ações.
Nessas visitas, os agentes coletam a assinatura de algum dos moradores do imóvel para comprovar que fizeram a abordagem. Se persistirem dúvidas, os clientes podem procurar a Sanepar pelos canais de comunicação: whatsapp corporativo (41) 9544-0115, pelo e-mail [email protected] , pelo telefone 0800 200 0115 ou no escritório da empresa em Medianeira, na Rua Acre, 2491.
OBRAS – Com mais de R$ 17 milhões de investimentos, a cidade está recebendo mais de 44 quilômetros de redes coletoras que vão transportar o esgoto de mais de 1,8 mil móveis. Porém, elas só serão liberadas a partir do segundo semestre do ano que vem. Antes disso, não é permitido fazer a interligação sob riscos de extravasamentos e danos ambientais. Também estão em andamento as obras de melhorias e de ampliação da estação de tratamento de esgoto – ETE Alegria, onde em parceria com a Itaipu estão sendo investidos R$ 49,6 milhões. Outras obras, que somam mais de 52 quilômetros em tubulações e 2,6 mil novas ligações, estão previstas para iniciar no primeiro semestre de 2025.