Os destaques de Santa Terezinha de Itaipu são atualmente a produção de milho e soja
Santa Terezinha de Itaipu celebra nesta terça-feira (3) 40 anos de emancipação político- administrativa com muita história. A data é marcada com um olhar no passado e boas perspectivas para o futuro.
A cidade, que antes era um distrito de Foz do Iguaçu utilizado como corredor para a extração da erva-mate, conseguiu independência em 1982, quando o então governador Ney Braga atendeu ao pedido de uma comissão que representou os moradores da região e criou oficialmente o município.
Veja também
- Concurso público de Santa Terezinha tem número recorde de inscritos
- Confira o regulamento de uso da prainha de Santa Terezinha de Itaipu
- Polícia Militar prende assaltantes de ônibus da linha Santa Terezinha
Com pouco mais de 23,6 mil habitantes, Santa Terezinha comemora hoje importantes conquistas ao longo das últimas quatro décadas. A economia segue em pleno desenvolvimento, puxada especialmente pelo setor agrícola, com apoio das mais importantes cooperativas do país.
Os destaques do município são atualmente a produção de milho e soja. Os trabalhadores também têm sucesso com a criação de bovinos, galináceos e suínos, com produções que seguem em expansão.
“Esse é um momento histórico para nossa cidade. São 40 anos de história, fé e trabalho, dos quais sinto muito orgulho em fazer parte como cidadã deste município, servidora pública e agora como prefeita. Santa Terezinha é uma cidade moderna, em franco desenvolvimento. Nessa data mais que especial, reafirmo meu compromisso com cada itaipuense, de trabalhar cada vez mais para projetar o nosso município para o futuro”, destacou a prefeita Karla Galende.
Para comemorar todas as conquistas do município, uma extensa programação foi montada. Os eventos incluem inaugurações de obras, sessão solene, cerimônias religiosas, torneios esportivos e atividades recreativas. Tudo foi pensado para agradar os mais diversos públicos.
Além de todas essas ações, Santa Terezinha também retorna neste ano como a tradicional Fespop, a feira de música, artesanato e gastronomia mais popular do Oeste. A festa começa no dia 5 (quinta-feira) e segue até o dia 8 (domingo), no Parque de Exposições e Eventos.
Serão quatro dias em que o público poderá curtir shows de renome nacional, parque de diversões, se deliciar na praça gastronômica e conferir a exposição da indústria, comércio e serviços, tudo isso com entrada gratuita.
Dentre as atrações confirmadas para esta edição estão Maiara e Maraisa, Henrique e Juliano, Wesley Safadão, Alok, Raça Negra, Pedro Sampaio, Clayton & Romário, Gusttavo Lima e Dennis. Cada noite de evento deve reunir mais de 60 mil pessoas. Toda a arrecadação da feira será revertida para o Provopar que trabalha em apoio às famílias com vulnerabilidade social.
“Teremos a presença das forças de segurança atuando durante os quatro dias de evento no parque num ambiente 100% com vídeo-monitoramento”, disse Karla Galende.
Um pouco mais de história
A colonização de Santa Terezinha deu-se através de migrações provenientes de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Norte do Paraná. Posteriormente, instalou-se também na sede do município a população remanescente da construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu, de origem nordestina e mineira.
A colonização começou oficialmente na década de 50, quando grupos econômicos adquiriram do governo do Paraná glebas de terra na região. O município progrediu como distrito de Foz até 1982, quando ganhou independência pela Lei nº. 7.572.