No programa antitabagismo, o fumante é atendido por médicos e enfermeiros, e conta com medicação e adesivos de nicotina gratuitos
A Secretaria Municipal de Saúde de Santa Terezinha de Itaipu retoma na próxima segunda-feira, 04 de fevereiro, as atividades do Programa Antitabagismo, que oferece gratuitamente para quem deseja parar de fumar. O acompanhamento multidisciplinar é formado por uma equipe composta de médico, enfermeiro, dentista, nutricionista e psicólogo. Além da avaliação e orientação dos profissionais, os participantes contam com o auxílio de medicação, pastilhas, chicletes, chás e adesivos com indicação médica que contribuem para a diminuição do desejo de fumar.
As reuniões do Programa Antitabagismo são realizadas todas as segundas-feiras, a partir das 19h, no Centro de Especialidades Médicas do Município. O tratamento tem duração de dois meses e os benefícios podem ser notados logo nas primeiras semanas. “Os benefícios para quem deixa de fumar são múltiplos: Começando pela aparência e hálito. Na sequência, a própria saúde da pessoa passa a ser beneficiada, as arritmias cardíacas e falta de ar, por exemplo, diminuem drasticamente”, enfatiza o médico do programa, Pedro Matias de Araújo.
Em Santa Terezinha de Itaipu, a Secretaria Municipal de Saúde mantém permanentemente o programa de apoio às pessoas que querem abandonar o vício. Para participar é simples. Os interessados devem comparecer nas reuniões, que acontecem todas as segundas-feiras, às 19h, no Centro de Especialidades Médicas.