Evento reúne mais de 1.200 dirigentes municipais para debater assuntos relacionados à temática central: a efetividade das políticas públicas para a garantia do direito à educação
A secretária municipal da educação Maria Justina da Silva, representará Foz do Iguaçu no 9º Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municipais de Educação, em Brasília. O evento, que vai reunir mais de 1.200 participantes, começa nesta terça-feira (16) e segue até o dia 19 no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB).
Durante os quatro dias, dirigentes e técnicos das secretarias de educação de todo o país terão acesso a palestras, conferências, mesas redondas e à área de estandes. O tema central do encontro é a efetividade das políticas públicas para a garantia do direito à educação.
Veja também
- Ato pela paz e fim da intolerância política marca homenagem a Marcelo Arruda em Foz
- Vendedor, metalúrgico, tosador de animais, terapeuta ocupacional… Foz tem 275 vagas de emprego
“É uma grande oportunidade participar do Fórum Nacional para debater temas da atualidade, conhecer os desafios de outros municípios e os novos projetos do Governo Federal. São temas que precisam ser debatidos, como o uso das tecnologias, as avaliações diagnósticas e a recuperação de conteúdos no pós-pandemia, a alfabetização das crianças na educação infantil e ensino fundamental, além dos atendimentos que serão ofertados pelo Ministério da Educação e FNDE”, comentou Justina.
Debates
Dentre os assuntos em destaque na programação estão políticas e programas do governo federal; o acolhimento e o desenvolvimento das competências socioemocionais; critérios para definição dos fatores de ponderação e as condicionalidades no âmbito do Fundeb; alfabetização de crianças na educação infantil e no ensino fundamental; formação inicial e continuada dos profissionais da educação frente aos desafios atuais; o uso das tecnologias na educação; desafios e demandas para o próximo Plano Nacional de Educação; avaliação diagnóstica e a oferta de atividades de recomposição/recuperação de aprendizagem, entre outros.
O evento será aberto nesta terça-feira (16), às 15h30, com um talk show com Carlinhos de Jesus e Ana Botafogo. Às 18h, haverá a conferência sobre “Duzentos anos de Independência do Brasil: o que ainda temos de conquistar na educação pública?” com o jornalista e escritor Antônio Gois.
Além do auditório principal, onde serão realizadas as palestras, o 9º Fórum Nacional Extraordinário da Undime vai contar com um espaço de estandes, no qual os participantes vão ter a oportunidade de conhecer a plataforma Conviva Educação e a estratégia Busca Ativa Escolar, receber atendimento institucional individualizado de técnicos do Ministério da Educação e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), conhecer iniciativas de parceiros da Undime e materiais de empresas expositoras.