Homenagem foi entregue nesta terça-feira (13) pela Câmara de Vereadores; trabalho integrado dos servidores contribuiu para os resultados obtidos
Servidores da Secretaria Municipal da Educação, professores e diretores de escolas, representantes de sindicatos e autoridades locais acompanharam, na manhã desta terça-feira (13), a entrega da Moção de Aplauso nº 18/2022, de autoria do vereador Rogério Quadros, em reconhecimento aos resultados obtidos no IDEB 2021 (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Foz do Iguaçu atingiu a nota 6,7, o melhor resultado do Paraná entre as cidades com mais de 200 mil habitantes.
A homenagem, entregue no plenário da Câmara Municipal, foi marcada pela emoção dos educadores. A secretária da pasta, Maria Justina da Silva, disse que o resultado obtido é fruto de um trabalho contínuo e integrado de todos os funcionários, das 50 escolas e 44 Cmeis (Centros Municipais de Educação Infantil).
Veja também
- CDHMP exorta as autoridades para que coíbam as violências cometidas por pessoas acampadas no Centro de Foz
- Curso gratuito de Auxiliar de Cozinha do Sindhotéis em parceria com o SENAC de Foz, forma primeira turma
“Essa moção de aplauso é uma homenagem a todos os servidores da educação e resultado de um planejamento que começa na educação infantil e segue no ensino fundamental. Envolve as merendeiras, serviços gerais, agentes de apoio, secretários, estagiários, professores, coordenadores e diretores. Nós só conseguimos um resultado positivo se temos todos trabalhando em prol do mesmo objetivo. Todos fazem parte deste momento”, ressaltou.
O vereador Rogério Quadros, autor da moção de aplauso, afirmou que o legislativo tem a função de reconhecer e honrar o trabalho que vem sendo feito no município. “Falo não só como vereador, mas como pai de alunos da escola pública. Desde 2017 venho acompanhando o trabalho nas escolas e vi como os professores se reinventaram durante a pandemia. As famílias entenderam a importância do professor em sala de aula e do processo de ensino. Que nosso carinho chegue a todos vocês com essa homenagem”, disse.
Os avanços e investimentos na educação municipal também foram citados durante o evento, como a construção de 12 Cmeis (Centros Municipais de Educação Infantil), reformas e ampliações em dezenas de escolas, aquisição de mobiliários e novos equipamentos, salas de informática em todas as escolas, implantação do período integral, aulas de inglês, espanhol e robótica, além da contratação de novos servidores via concurso público.
Avaliação
A escola com melhor desempenho no IDEB foi a Benedicto João Cordeiro, no Jardim Tarobá, com a nota 7,9, seguida da Escola Municipal Jardim Naipi, com 7,8. Cinco escolas conquistaram a média 7,5, são elas: Frederico Engel, Getúlio Vargas, Papa João Paulo I, Josinete Holler e Santa Rita de Cássia. Ao todo, 15 unidades ficaram com nota acima de 7,0. Com o resultado obtido, Foz do Iguaçu ficou à frente de cidades como Curitiba, Maringá e Londrina e também figura entre as 50 melhores cidades do estado na avaliação geral.
Fotos: Thiago Dutra/PMFI