Receitas criativas que contribuem com a alimentação saudável dos estudantes estarão disponíveis em material impresso para o início do ano letivo de 2023
A Divisão de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal da Educação vai produzir um livro em homenagem às merendeiras e merendeiros criativos que atuam nas 50 escolas e 44 Cmeis (Centros Municipais de Educação Infantil) de Foz do Iguaçu. A proposta foi apresentada hoje (13) durante uma reunião no auditório da Acifi (Associação Comercial e Empresarial de Foz).
O intuito, conforme explicou a nutricionista da secretaria Aline Christmann, é valorizar o trabalho destes profissionais e manter registradas as boas práticas que têm contribuído para a segurança alimentar e nutricional dos estudantes. “Tivemos uma resolução do Governo Federal (em maio de 2020) que restringiu alguns alimentos que eram oferecidos na alimentação escolar, especialmente o açúcar, que pode ser ofertado apenas uma vez por mês. Nesse tempo, nossos merendeiros se reinventaram e desenvolveram muitas receitas criativas. Como forma de homenagear este trabalho tão lindo, faremos um livro para deixar registrado na história deles”, contou.
Veja também
- Chega ao fim o maior rally dos Sertões que teve a largada em Foz
- Sesc promove Semana Literária em Foz do Iguaçu e mais 21 cidades paranaenses
O material, que será distribuído em todas as unidades de ensino, também servirá de modelo para futuros profissionais que ingressarem na rede, com propostas de pratos saudáveis e instruções de preparo. “A ideia é reunir de 90 a 100 receitas com informações sobre o prato, o nome da merendeira(o), da escola e fotos dos alunos”, explicou Aline.
Entre as receitas criativas e com boa aceitabilidade entre os estudantes estão as geleias de maçã, morango, maçã com abóbora e coco – todas sem adição de açúcar, além do bolo de banana e tortas de frutas sem adição de farinha. Estas refeições somam-se aos cardápios elaborados pelas nutricionistas da Secretaria da Educação, baseados no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Até o mês de novembro, as receitas deverão ser enviadas para a Divisão de Alimentação Escolar, que fará a seleção e montagem do livro. A expectativa é lançar o material no início do ano letivo de 2023.