Salete Horst representou o prefeito Chico Brasileiro no Encontro Estadual de Atores de Desenvolvimento, em Florianópolis, onde falou sobre o programa FozDesenvolve
Representando o prefeito Chico Brasileiro, a secretária municipal da Fazenda, Salete Horst, levou a Florianópolis, em Santa Catarina, durante o Encontro Estadual de Atores de Desenvolvimento, as práticas desenvolvidas há mais de quatro anos pela Prefeitura Municipal e o Comitê Gestor de Desenvolvimento de Foz do Iguaçu.
Somos referência para muitos estados. Vemos isso de forma prática ao receber anualmente dezenas de caravanas de outras regiões do Brasil ou ainda um convite para compartilhar ideias e apresentar projetos implementados em Foz”, disse o prefeito.
Leia também
- Érick Jacquin divulga concurso gastronômico desenvolvido em escola de Foz do Iguaçu
- Foz do Iguaçu registrou 41 novos casos de Coronavírus em 24 horas
“Muitas dessas ações foram sugeridas e trabalhadas no Comitê Gestor de Desenvolvimento Municipal (CGDM). Esse comitê, com participação de mais de 20 instituições e secretarias, tem um papel de formulador e o comprometimento com o crescimento socioeconômico da cidade”, afirma Salete Horst que apresentou o Fozdesenvolve em Florianópolis.
O comitê gestor, segundo Salete Horst, elaborou uma série de programas e projetos importantes para a cidade. “O Foz Desenvolve tem vários eixos de apoio ao desenvolvimento dos pequenos negócios”, explicou.
O programa teve ações premiadas no Sebrae Prefeito Empreendedor em 2022. Foz do Iguaçu recebeu ainda representantes de 15 estados brasileiros, entre eles, Minas Gerais, Roraima e de municípios do Paraná. “O comitê gestor tem uma dinâmica das propostas debatidas em oito grupos de trabalho, que neste ano estão avaliando mais de 30 projetos”.
Prefeitura Empreendedora
O encontro de Florianópolis faz parte do programa Cidade Empreendedora Ciclo 2023/24, organizado pelo Sebrae/SC e dividido entre palestras, painéis com cases de boas práticas e workshops temáticos. “Este encontro reuniu prefeitos, secretários municipais e agentes de desenvolvimento de cidades catarinenses para discutir políticas públicas que melhorem o ambiente de negócios”, disse Salete Horst.
No painel Boas Práticas de Desenvolvimento, se apresentaram os vencedores do XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor: o secretário de desenvolvimento de Chapadão do Sul (MS), José Teixeira Junior, município vencedor em duas categorias com os projetos Chapadão do Sul Polo de Desenvolvimento e Inovação e Chapadão do Sul Cidade Digital Simplificada; o prefeito de Rio do Sul (SC), José Eduardo Rothbarth Thomé, com o programa projeto Rio do Sul – Capital de Oportunidades; e a secretária municipal da Fazenda de Foz, Salete Horst, representando o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, na categoria “Cidade Empreendedora”.
Na abertura do evento, o gestor estadual do Programa Cidade Empreendedora, Gabriel Marchetti de Oliveira, lançou o Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora 2024. A iniciativa premia os melhores projetos da administração pública municipal e que contribuem para a criação e/ou aprimoramento de um ambiente de negócios favorável para o crescimento e para a consolidação das micro e pequenas empresas e para o desenvolvimento dos municípios.