Secretaria de Juventude, Trabalho e Capacitação organiza palestra sobre sonhos e futuro com adolescentes em Foz

WhatsApp
Facebook

A roda de conversa sobre o tema foi realizada no Colégio Estadual Cívico Militar Ipê Roxo com cerca de 120 alunos

Um bate-papo sobre sonhos e futuro marcou a manhã dos alunos do Colégio Estadual Cívico Militar Ipê Roxo, no bairro Cidade Nova, nesta quinta-feira (9). O encontro foi promovido pela Secretaria Municipal de Trabalho, Juventude e Capacitação para conversar com os jovens sobre mudanças causadas pela pandemia, saúde mental e estudos.

A palestra sobre o tema foi ministrada pela psicóloga Ana Lucia Nicácio, que destacou a importância da educação, da persistência e do apoio de amigos e familiares no processo de readaptação e conquista dos objetivos traçados. “Muitas vezes nos cercamos de quem duvida de nós e não encontramos o apoio necessário. Quando isso acontece, devemos sonhar muito mais”, afirmou aos jovens.

João Braga foi um dos 120 adolescentes que participaram do evento. Aos 16 anos, viveu o período mais grave da pandemia longe dos amigos. Em quase um ano de isolamento, enfrentou alguns problemas. “Foram muitos meses sem ver os meus amigos, me abalou demais tudo o que estava acontecendo, me disseram até que era um início de depressão”, contou.

Com a volta das aulas presenciais e o encontro com os amigos, o cenário começou a mudar. Ele aproveitou a palestra para pensar sobre os sonhos do futuro. “Quero muito ser militar e ainda pretendo seguir carreira dentro do exército. Vou trabalhar para isso”, afirmou.

Para Kátia dos Santos, 16, o objetivo é conseguir um doutorado em engenharia e fazer intercâmbios. “Estar longe de quem eu gosto me afetou muito, em muitos momentos pensei que não conseguiria. Mas ouvir o que foi dito hoje me ajudou a manter a confiança”, disse.

Os jovens ainda participaram de gincanas lúdicas sobre o tema e os servidores da pasta montaram uma mesa para ajudar os alunos a se inscreverem no processo seletivo de estagiários da Prefeitura.

Incentivos da secretaria

O secretário da pasta, Gilberto Pereira Neto, também apresentou todos os trabalhos realizados pela secretaria para atender aos jovens, com programas de assistência, trabalho e capacitação.

“A nossa equipe trabalha diariamente com um planejamento voltado às demandas que recebemos de muitos locais e também de estudos que realizamos. Queremos visitar todas as escolas públicas para ter um acesso mais próximo aos jovens da cidade, além de também visitar a Guarda Mirim, ONGs e Centro de Atenção Integral ao Adolescente (CAIA)”.

Entre os projetos em andamento, estão os cursos de inglês, organizados em parceria com a Unioeste; os cursos profissionalizantes na área da beleza; e o planejamento de um cursinho pré-vestibular gratuito para 2022.

“Não podemos deixar que sonhos morram. Todos sabem que nem sempre é fácil, mas é com disciplina e confiança que seguiremos em frente. Naquilo que for possível ajudar, estaremos dando todo o apoio”, afirmou Nilceia Sena do Carmo, diretora de Recursos e Capacitação da Secretaria de Juventude.

Fotos: Welyton Manoel/PMFI

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *