O recolhimento dos resíduos inertes começa a partir das 8h. Ação visa sensibilizar a população sobre a importância do descarte correto de resíduos
No próximo sábado (14), a partir das 8h30, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente irá promover uma ação de limpeza no Jardim São Luiz para recolher entulhos, restos de construção civil, sucatas, madeiras, entre outros resíduos inertes. As caçambas ficarão instaladas em pontos definidos pela comunidade e os materiais deverão ser levados pelos moradores, até as 16h.
A ação integra a primeira edição do Dia Lixo Zero, realizado em outras 180 cidades do Brasil para incentivar novas práticas locais mais sustentáveis, bem como mobilizar, orientar, ensinar e tirar dúvidas sobre o descarte correto dos resíduos sólidos. Foz do Iguaçu será uma das cinco cidades paranaenses participantes.
“O governo municipal trabalha para alcançar a meta lixo zero, por meio de diferentes programas e ações. Desta forma, participar de momentos de mobilização relacionados com os R’s da sustentabilidade: Repensar, Reutilizar, Reduzir e Reciclar, é de grande importância para fazer chegar à comunidade informações sobre a gestão de resíduos”, contou Angela Meira, secretária de Meio Ambiente.
Evento cooperativo
Sob o tema “Pensar globalmente, agir localmente”, a data foi trazida para o município pelo Coletivo Lixo Zero Foz do Iguaçu, organizado pela embaixadora Fátima Langbeck. O evento terá ainda um webnário sobre o tema, transmitido a partir das 18h pelo Youtube: https://bit.ly/3m5Tnh8.
A secretaria foi convidada a participar e irá apresentar os programas de Gestão Integrada de Resíduos (recicláveis, inertes e perigosos) e da Educação Ambiental na Administração Pública.
O encontro é fruto de uma cooperação triangular com parceiros do território trinacional apoiado pelo BasuraCero – LATAM. A organização das atividades também conta com Juan Manuel Velaz, da Fundación Ecologista Verde de Argentina e com Luisa Dálvalos da Asesoría de Negocios – Golden Gate do Paraguai.