Secretaria espera contratar novos leitos de UTI pediátrica para Foz do Iguaçu

WhatsApp
Facebook

O secretário estadual de Saúde, Beto Preto, afirmou nesta quarta-feira (25), que o Estado está próximo de formalizar com o Hospital Costa Cavalcanti a contratação de leitos de UTI (unidade de terapia intensiva) para atendimento pediátrico pelo SUS (Sistema Único de Saúde). “Estamos negociando (com o hospital). Fizemos uma conversa muito produtiva ontem (terça-feira, 24) com a presença do prefeito Chico Brasileiro”, disse ele.

“Vamos tentar chegar ao meio termo para atender as demandas também do Ministério Público (MP)”, ressaltou Beto Preto. Que completou, em entrevista à Rádio Cultura: “A conversa com Foz do Iguaçu está muito boa e nos próximos dias, teremos novidades. Eu já avisei que tendo avanço nesse processo, quero ir pessoalmente a Foz do Iguaçu assinar esse contrato”.

O prefeito Chico Brasileiro confirmou a reunião em Curitiba, mas não deu detalhes sobre as conversas adiantadas ou não para a instalação de uma unidade de UTI pediátrica do SUS. Brasileiro preferiu destacar a remessa, pelo Estado, de mais sete mil doses de vacina contra a covid que devem ser aplicadas a partir de hoje até sábado, 28.

Vacinas

As sete mil doses, segundo Beto Preto, são parte do esforço do Estado para atender a demanda até o Ministério da Saúde completar a remessa das vacinas extras. “Estamos enviando essas doses a pedido do prefeito Chico Brasileiro porque sabemos da necessidade de Foz do Iguaçu”.

“A cidade tem essa transitoriedade de pessoas e parte delas mora no Paraguai, mas mantém o vínculo com Foz. Ficou muito claro que é necessário expandir a vacinação e entender brasileiros e paranaenses que moram no Paraguai mas que mantêm sua relação domiciliar também em Foz do Iguaçu”, completou.

O deputado Hussein Bakri (PSD) disse que a remessa das vacinas confirma a atenção do Estado com a cidade e pela situação de fronteira. “Todos sabem das características de Foz do Iguaçu por situar-se na fronteira e de ter uma grande circulação de pessoas. A Secretaria Estadual de Saúde faz justiça ao enviar essas sete mil doses extras”, disse.

“E teremos grandes novidades para os próximos dias. O prefeito Chico Brasileiro apresentou um projeto e esperamos viabilizar o quanto antes a implantação de UTI’s pediátricas na cidade”, completou.

O contrato do Estado com o hospital encerrou em março deste ano. Desde 2019, a Sesa (Secretaria Estadual de Saúde) pagava por cinco leitos no hospital para atendimento pelo SUS. O contrato foi realizado de forma emergencial, e o estado pagava pelos cinco leitos um valor fechado, estando os leitos ocupados ou não.

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *