População do Morumbi poderá participar do evento com a Prefeitura a partir das 18h30 na Escola Írio Manganelli
A Prefeitura de Foz do Iguaçu promove, nesta terça-feira (18), a segunda edição do Orçamento Participativo. O evento, aberto à população, será a partir das 18h30 na Escola Municipal Írio Manganelli, na região do Bairro Morumbi.
A reunião, organizada pela Secretaria Extraordinária de Direitos humanos e Relações com a Comunidade, terá presença do prefeito Chico Brasileiro e do secretário de Saúde, Nilton Bobato e demais secretários.
Os moradores da região Leste de Foz do iguaçu estão convidados a participar do debate e opinar sobre como e onde os recursos púbicos devem ser investidos.
“Nossa expectativa para a região Leste é a melhor possível. Fizemos reuniões com as lideranças e pedimos o apoio para que elas possam convidar o máximo de pessoas, porque o Orçamento Participativo visa justamente essa proximidade do governo com a comunidade” disse a secretária extraordinária de Direitos Humanos, Rosa Maria Jerônymo Lima.
“O intuito é fazer com que as pessoas exerçam de fato a sua cidadania, e que nós possamos reforçar o compromisso do governo com a democracia. Com respeito pelas pessoas que pagam seus impostos e querem ver os seus recursos investidos nos seus bairros”, completou.
Durante a reunião com os moradores, o prefeito Chico Brasileiro apresentará os investimentos feitos na região Leste e o orçamento destinado para o próximo ano.
Na sequência, os moradores serão divididos em salas para que cada grupo aponte as demandas em conformidade com o orçamento disponível. Ao final do debate, as deliberações aprovadas constarão em ata e serão incorporadas na elaboração do Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA), que será enviado à Câmara Municipal de Vereadores.
Melhorias
A região Leste da cidade recebeu melhorias em todas as áreas. Ainda em 2017 o município inaugurou o primeiro Polo de Atendimento Integral – CMEI Rubem Alves (Jardim São Paulo) e em breve vai inaugurar o CMEI do São Roque.
Também estão em andamento a reforma da Escola João XXIII (Morumbi 1), a reforma da quadra da Emílio de Menezes (Morumbi II) e a construção de calçadas e estacionamento na Antônio Gonçalves Dias (Campos do Iguaçu). Todas as unidades de ensino receberam quadro branco, mobiliário e novos equipamentos e quatro CMEIS já receberam parquinhos infantis.
Pavimentação
Obras de drenagem e pavimentação estão em andamento no Distrito Industrial e Jardim Europa e a segunda etapa das obras de drenagem e combate a alagamentos no São Luiz devem iniciar em breve, com a abertura da licitação, no dia 4 de julho.
A área rural do município também já foi contemplada, além de 40 ruas do Portal, 10 ruas do Jardim São Paulo, 20 ruas do Morumbi e 10 ruas do Libra.
Saúde
Na saúde, o governo municipal transformou o Pronto Atendimento do Morumbi em UPA 24 Hs e ainda este mês deve inaugurar a UBS do São Roque.
Também estão sendo feitas reformas nas unidades de saúde do Campos do Iguaçu, Jardim São Paulo 1 e Jardim São Paulo 2. O horário de atendimento na UBS do Portal também foi ampliado até as 18h30.
Meio Ambiente
O programa de Coleta Seletiva atende mais de 48 mil habitantes de 25 bairros nas regiões do Morumbi e Portal. A Secretaria de Meio Ambiente também já investiu no plantio de mudas de árvores em diversos bairros e na instalação de 68 kits de lixeiras nas principais avenidas do Morumbi.
Esporte
Os investimentos nas áreas de lazer e esporte ocorreram em toda a região Leste e contemplam instalações de academias da primeira e terceira idade, parquinhos de fibra, construção de vestiários e nova iluminação em campos de futebol, além de reformas em quadras.
Programação
A primeira edição do Orçamento Participativo ocorreu no dia 30 de maio, no Porto Meira. As próximas edições serão na Escola Padre Luiggi Salvucci (Norte), Centro de Convivência Leonel Brizola (Nordeste) e Paróquia São João Batista (Oeste). As datas serão divulgadas futuramente pela Secretaria de Direitos Humanos.