Ação integrada contou com servidores da Receita Federal e do Ministério da Agricultura na fiscalização na Aduana da Ponte Internacional Tancredo Neves
Policiais federais, em ação integrada com servidores da Receita Federal e Ministério da Agricultura e Pecuária de Foz, realizaram nesta segunda-feira (10) uma operação para reprimir o contrabando de produtos argentinos na aduana da Ponte Internacional Tancredo Neves e adjacências.
Como resultado dos trabalhos, foram presas seis pessoas em flagrante por contrabando e apreendidos oito veículos carregados com vinhos, azeite de oliva da marca Valle Viejo, cebola e pimentão.
A operação visava a repressão, principalmente, dos crimes de contrabando e descaminho de produtos vindos da Argentina, que são trazidos de forma irregular para o país e revendido para particulares e estabelecimentos comerciais. Alguns produtos não possuem a garantia de qualidade do seu processo de produção, sendo um risco à saúde pública a sua venda e seu consumo.
Leia tmabém
- PF intensifica fiscalização de produtos químicos nas empresa sda região da tríplice fronteira
- PF e RF apreendem mais de 200 litros de combustível contrabandeados da Argentina
Cumpre esclarecer que é proibido importar produtos de origem vegetal que não possuam certificação fitossanitária. Ademais, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) editou resolução que proíbe a comercialização do azeite Valle Viejo em virtude de diversos laudos que atestaram que o produto não obedece às características mínimas de qualidade.
Os presos foram conduzidos à Delegacia de Polícia Federal em Foz do Iguaçu/PR para a lavratura do auto de prisão em flagrante. As mercadorias e veículos foram encaminhados à Alfândega da Receita Federal para os procedimentos fiscais cabíveis.