No dia 31 de julho, às 19h, a sala de exibição do Centro de Recepção de Visitantes (CRV) da Itaipu Parquetec recebe o Seminário de Pesquisa em Cinema: Imagens e Imaginários entre-fronteiras ontem e hoje. A atividade é gratuita, com entrega de certificado e inscrição online.
A programação tem início com a exibição do clássico “Prisioneiros da Terra”, dirigido por Mario Soffici em 1939. Considerado uma das obras mais emblemáticas do cinema social argentino, o longa é baseado em contos de Horacio Quiroga e aborda a exploração dos(as) trabalhadores(as) da colheita de erva-mate na região de Misiones, na fronteira entre Argentina, Brasil e Paraguai. O filme, recentemente restaurado, traz registros visuais marcantes das reduções jesuíticas, do rio Paraná e da selva missioneira.
Leia também
Após a exibição, o público poderá acompanhar um debate com especialistas da área do audiovisual e da preservação da memória regional. Estarão presentes:
- Guillermo Rovira, coordenador da área de Exibição do Instituto de Artes Audiovisuales de Misiones (IAAviM) e diretor da Cinemateca Digital de Misiones;
- Virginia Osório Flores, coordenadora do Laboratório de Cinema e Audiovisual para Preservação de Imagem e Som (LABPICS) da UNILA;
- Fran Rebelatto, coordenadora do projeto de pesquisa “Práxis Cinematográfica: o trabalho das/nas imagens”.
Entre os temas que serão discutidos estão:
- A preservação da memória audiovisual da região da fronteira e o papel das instituições públicas nesse processo;
- As formas de representação das fronteiras e dos(as) trabalhadores(as) que vivem nesse território;
- As conexões entre cinema, literatura, história e memória.
O seminário é fruto de uma parceria entre os projetos da UNILA “Práxis Cinematográfica: o trabalho das/nas imagens” e o LABPICS, com a Cinemateca Digital de Misiones, ligada ao IAAviM. A iniciativa conta com apoio do edital Move América da CAPES e da Itaipu Parquetec.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas por meio do link.
Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz