Sérgio Caimi, economista e funcionário de carreira da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), lança hoje (25), o livro “A Evolução do Saneamento no Paraná e em Foz do Iguaçu”. O público poderá prestigiar o autor e colher autógrafos a partir das 19h30 na sede da Fundação Cultural, durante um coquetel.
A obra traz um apanhado histórico sobre a implantação e expansão do saneamento no estado e, principalmente, na Terra das Cataratas. O objetivo do autor é oferecer um bom conteúdo que sirva como base para estudos e para o desenvolvimento de trabalhos na área de saneamento público.
Veja também
- Prova Paraná Mais será aplicada na semana para alunos da rede municipal de Foz do Iguaçu
- Foz do Iguaçu tem 228 vagas de emprego em 67 diferentes funções
Foram reunidos elementos desde antiga Mesopotâmia (atual Iraque), história dos Aquedutos em Roma e Portugal, idade média, Oriente Médio e África, além das Américas, Peru e outras culturas.
Destaca o GDia que sobre o Paraná, o livro traz conteúdos dos tempos aguadeiros, dos chafarizes ao primeiro encanamento de água. Traz ainda a implantação do Departamento de Água e Esgoto, conhecido como Agepar, e sua mudança para a atual Sanepar.
“Em Foz, mais precisamente, a partir da década de 1960 até 2018. Tive a satisfação de fazer parte da história da evolução do saneamento, do crescimento e desenvolvimento da cidade a partir de maio de 1982. Grandes obras, com robustos investimentos em água e esgoto foram executadas com muito sacrifício. Rendemos homenagens a grandes homens públicos e funcionários da Sanepar que participaram desse maravilhoso trabalho”, contou Caimi.
Por fim, a obra esclarece questões importantes no que tange não somente o sistema de saúde pública, mas também o de gestão eficaz e de defesa ambiental. “O que se busca é a universalização do saneamento, ou seja, coletar e tratar 100% dos esgotos. O atual índice é de 80%”, explicou Sérgio.