O senador Sergio Moro (União-PR) vem antecipando movimentos e emplacando aliados fortes nas presidências do partido nas principais cidades do Paraná.
Nesta semana, com apoio de Moro, André Trindade voltou a presidência do União Brasil em Londrina e deve garantir sua candidatura a prefeito no pleito de outubro.
A volta a presidência do partido ocorreu, segundo o presidente, após acordo de Moro, que está alta após ter sido absolvido da acusação de abuso de poder econômico em 2022 pela Justiça Eleitoral, e o deputado federal Felipe Francischini, presidente estadual do União.
Aliás, não é de hoje que Moro vem se articulando politicamente após a vitória na Justiça Eleitoral. Recentemente ele “tomou” a direção para um aliado em Francisco Beltrão.
Leia também
Em outras cidades de médio e grande porte, o senador também tem buscado emplacar aliados com vista em seu projeto de chegar ao Palácio Iguaçu em 2026.
Em Foz do Iguaçu, por exemplo, recentemente Moro reconduziu a presidência do partido o empresário Zé Elias, que é pré-candidato a prefeito. Na capital Curitiba, o senador, além de ser vice, tem na presidência o deputado estadual Ney Leprevost, que também é pré-candidato a prefeito.
Leprevost, que vem numa aproximação com a família Moro, como já antecipado pelo blog, está muito próximo de confirmar a deputada federal Rosângela Moro como vice em sua chapa no pleito de outubro próximo.
Maringá, cidade natal de Moro também entrou em seu radar. No município, o União Brasil tem dois pré-candidatos, os deputados estadual Do Carmo e Dr. Batista. Em Ponta Grossa, Moro apoia a reeleição da prefeita Elizabeth Schmidt (União).
Das grandes cidades com segundo turno no Paraná, Cascavel e São Jose dos Pinhais são as únicas que o apoio de Moro ainda está indefinido.