Serviço de Atenção Domiciliar de Foz organiza programa de saúde mental voltado a cuidadores

WhatsApp
Facebook

Iniciativa da Prefeitura de Foz, por meio da Secretaria de Saúde, será destinada a familiares e cuidadores de pessoas que necessitam de cuidados em domicílio

A Prefeitura de Foz do Iguaçu, através do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), da Secretaria Municipal de Saúde, vai iniciar, nos próximos dias, o Programa de Saúde Mental de Cuidadores. O objetivo é oferecer uma rede de apoio aos familiares e pessoas que, por necessidade, se tornam cuidadores em domicílio.

O programa é estruturado pelo SAD em parceria com a Atenção Primária da Saúde e psicólogos da rede municipal de saúde.

A nutricionista Aline Luiza Führ, coordenadora dos programas de Nutrição e do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), explica que a iniciativa foi desenvolvida como estratégia após um levantamento realizado com mais de 500 pacientes no município.

Veja também

“Observamos que muitas pessoas se tornam cuidadores de um dia para o outro e, muitas vezes, a falta de conhecimento resulta em sobrecarga e faz com que esses cuidadores adoeçam”, afirma Aline.

Ainda de acordo com a coordenadora, no mesmo levantamento foi observado que os danos psicológicos, consequências da sobrecarga, desencadeiam também fragilidades nos cuidados dos pacientes domiciliados.

“A partir de então foi criado um programa documentado, com critérios de inserção. O encaminhamento ocorre via formulário eletrônico desenvolvido pelo SAD, por profissionais do programa Melhor em Casa e profissionais de nível superior da rede de saúde”, explica Aline.

Etapas

O Programa de Saúde Mental de Cuidadores será iniciado em breve. A data será divulgada nos próximos dias.

A primeira fase acontece com a capacitação dos profissionais da rede de saúde. A segunda fase é o contato, quando os profissionais entram em contato com os cuidadores, de forma on-line ou presencial, e realizam o acolhimento por período determinado. Posteriormente, o cuidador poderá receber alta, ser encaminhado para o atendimento psicológico ambulatorial continuado ou direcionado para grupos de apoio.

Mais informações e eventuais dúvidas podem ser esclarecidas pelo número (45) 8841-5443. O SAD também disponibiliza um QRCode, onde os cuidadores têm acesso, de forma on-line, ao formulário com uma descrição prévia e que deve ser preenchido com informações iniciais.

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *