Funcionalismo em greve Os servidores públicos estaduais decidiram ontem (1º), que irão manter a greve deflagrada na última terça-feira (25 de junho). Em mobilização estadual nesta segunda em Curitiba, servidores de várias categorias se mobilizaram na Praça Santos Andrade, de onde partiram em caminhada até a Praça Nossa Senhora de Salete, em frente ao Palácio Iguaçu e Assembleia Legislativa no Centro Cívico da capital. Eles cobram a reposição da inflação nos salários, congelados há quatro anos.
Para todos, … … ou ninguém! O presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano, disse ontem que nenhum servidor público terá reajuste salarial este ano se o governador Ratinho Jr. não enviar projeto de lei prevendo a reposição para os funcionários do Executivo. Ele avisou que não colocará em pauta as propostas do Tribunal de Justiça, Ministério Público e Tribunal de Contas, concedendo reajuste de 4,94% as categorias.
Assembleia Amop Prefeitos das cidades que integram a Associação dos Municípios do Oeste do Paraná participaram sexta (28 de junho), da 5ª Assembleia Geral Ordinária da Amop, com o secretário de Estado de Planejamento, Valdemar Bernardo Jorge. Ele explanou o cronograma de ações que o Governo do Estado está executando em áreas estratégicas do desenvolvimento do Paraná e que tem alcance regional.
Amop II “Não pontuamos os problemas dos nossos Municípios neste encontro, porque nosso objetivo foi discutir avanços que toda a Região Oeste pode ter, como melhorias na infraestrutura de transporte, por exemplo, que garante o desenvolvimento regional”, disse o presidente da Amop, Junior Weiller, prefeito de Jesuítas.
Só hoje As inscrições para o 32º Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia Governador José Richa estão abertas até a zero hora de hoje (2). A premiação em dinheiro varia de R$ 11 mil a R$ 37 mil de acordo com a categoria, em valores sem os descontos previstos em lei. Acesse o site premio.setipr.net.br/cadastro.
Licitações A Câmara dos Deputados poderá concluir, na primeira semana de julho, a votação do projeto da nova Lei de Licitações. O texto cria modalidades de contratação, exige seguro-garantia para grandes obras, tipifica crimes relacionados ao assunto e disciplina vários aspectos do tema para as três esferas de governo (União, estados e municípios).
Previdência O PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro, programou para decidir na noite de ontem (1º), se vai apresentar ou não destaques na votação do relatório da reforma da Previdência na Comissão Especial da Câmara, que analisa mudanças nas regras de aposentadoria.
Previdência II O coordenador da bancada do PSL, deputado Alexandre Frota (SP), afirmou que o presidente nacional do partido, Luciano Bivar (PE), solicitou que a legenda não apresente qualquer pedido de alteração ao texto e que a questão está fechada.
Aberto O Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade vai realizar o primeiro processo seletivo de alunos para os cursos de mestrado e doutorado. Ofertado pela Unila, as inscrições poderão ser feitas de 1º a 31 de julho.
Ronildo Pimentel
Editor