Município ganhará também uma piscina térmica pública voltada para a saúde dos idosos, mas que também deve atender pessoas de todas as idades. Obras contam com apoio do Governo do Estado. Espaços serão inaugurados em 2021.
Santa Tereza do Oeste, município com pouco mais de 10 mil habitantes, terá, a seu próprio modo, um pequeno shopping. A solução tem nome mais burocrático, barracão comercial, mas o projeto não é nada simples. A ideia é que ele seja um espaço de convívio das famílias num complexo que contará com um centro cultural e, futuramente, será a “porta de entrada” de um passeio sobre o Parque Nacional do Iguaçu, que margeia a cidade.
O shopping é uma estrutura de um piso nas margens da BR-277 com 916,9 metros quadrados e que será repassado em forma de comodato para empresas exporem e venderem seus produtos. Esse grande bloco de estacas de concreto e tijolos terá 15 boxes com vitrines voltadas para a rodovia que conecta Curitiba a Foz do Iguaçu, a 20 quilômetros de Cascavel. Os espaços têm 61,1 metros quadrados. Todos contam com banheiros.
O projeto está sendo construído no local onde será instalado um centro cultural. Nesse espaço havia competições de rodeio e uma reforma, concluída neste mês de dezembro, ampliou a sua estrutura, que já está pronta para receber o acervo histórico municipal e novos eventos. Essa área do shopping e do centro cultural está sendo cercada em uma nova licitação, que também contempla paisagismo, marcando esse ponto como espaço de convívio e entretenimento.
O investimento da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas no barracão é de R$ 1.012.184,74 e as obras, iniciadas há dois meses, já atingiram 20% de execução. Os recursos foram liberados pelo Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM), linha operacionalizada pelo Paranacidade e Fomento Paraná. A entrega deve ocorrer no primeiro semestre de 2021.
“É um projeto ambicioso e que está dentro do planejamento estratégico do Estado. É um município pequeno, mas com uma localização privilegiada e com o Parque Nacional do Iguaçu como pano de fundo. É uma ideia que estimulará o comércio e uma disputa sadia pela vitrine da cidade”, afirma o governador Carlos Massa Ratinho Junior.
Segundo o prefeito Elio Marciniak, a ideia é reservar os espaços centrais do barracão comercial para uma pequena praça de alimentação, com intuito de motivar a permanência das pessoas. O projeto conta, ainda, com amplo estacionamento, canteiro com árvores, bancos de espera, lixeiras e iluminação em LED.
“É um barracão comercial em uma região industrial. Essas fábricas poderão usar o espaço para expor seus produtos, mas também queremos atrair outros negócios. Esse é um novo complexo pensado para aproveitar melhor a vizinhança que temos com o Parque Nacional do Iguaçu. Possivelmente teremos uma trilha de visitação integrada ao museu, às lojas e aos restaurantes”, destaca o prefeito.
Continue lendo em: AEN