Sisfron é tema de debate no Seminário promovido pelo IDESF

WhatsApp
Facebook
Foto: Ministério da Defesa

O gerente do Sistema Integrado de Monitramento   de Fronteiras (Sisfron), general de brigada Sérgio Luiz Goulart Duarte, falará nesta quinta-feira (19) no Seminário Fronteiras Brasil. O seminário prossegue até amanhã, dia 20.

Esta é a sétima edição do evento que, desta vez, está sendo realizado online, devido a pandemia. O general Duarte falará sobre “Desenvolvimento e Avanços do Sisfron”. Em seguida, o comodoro argentino Marcelo Guerrero fará uma palestra sobre vigilância e controle do espaço aéreo nas fronteiras

O Sisfron é uma iniciativa do Exército Brasileiro visando capacitar melhor a Força Terrestre com relação a presença nas fronteiras. A faixa de atuação do SISFRON se estende pelo limite Oeste do território nacional, cerca de 16.886 quilômetros de extensão, envolvendo onze Estados brasileiros.

O sistema, iniciado em 2012, tem como principais bases o sensoriamento da área, apoio à tomada de decisão e o apoio à atuação, sendo coordenado interagências. A implementação do projeto é capaz de promover o desenvolvimento tecnológico e de capacitação, uma vez que, os equipamentos necessários são de alta tecnologia, como radares terrestres, sensores eletromagnéticos e softwares de tomada de decisão.

Tríplice fronteira

Na terceira e última palestra de hoje, o tema será ‘Eficácia do Comando Tripartite na Tríplice Fronteira no Combate ao Crime Organizado’ e terá como palestrantes o chefe do departamento de investigações de Alto Paraná, Javier Orlando Flores Gamarra, e o oficial Fernando Ariel Ruiz Díaz Ortega.

Ao final, os painelistas participam do debate mediado pela Diretora de Relações Internacionais do IDESF, Liliana Claudia Korniat.

Mercados ilegais

O evento terá outros painéis, com palestras e debates sobre mercados ilegais, análise de vulnerabilidades nos diferentes modais e perspectivas de desenvolvimento.

Amanhã entrarão em pauta temas relacionados ao desenvolvimento, tais como a evolução do turismo da vitivinicultura nas fronteiras gaúchas e as perspectivas trazidas pelas lojas francas para a região fronteiriça.
O VII Seminário Fronteiras do Brasil é uma realização do IDESF e tem transmissão via Youtube. O acesso é gratuito e as inscrições podem ser feitas no site.

Por: GDia

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *