Logo nas primeiras horas da manhã, o fotógrafo Rafael Guimarães, que trafega diariamente pelo trecho, mandou um alerta pelas redes sociais
Iguaçu, no trecho das Cataratas do Iguaçu, ou mesmo ao Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu. Tudo por conta das obras de duplicação da BR-469 (Avenida das Cataratas), que entrou na fase de substituição da rede de energia elétrica. Por conta dos trabalhos, o consórcio responsável pelos serviços adotou o sistema “Pare Siga”, que não interrompe totalmente o tráfego de veículos, mas acaba provocando lentidão na pista.
A situação, relata o GDia, pegou de surpresa a maioria dos condutores de veículos particulares, de transporte individual ou de turismo. Logo nas primeiras horas da manhã, o fotógrafo Rafael Guimarães, que trafega diariamente pelo trecho, mandou um alerta pelas redes sociais. “Quem for para os lados das Cataratas/Aeroporto precisa de uma dose extra de paciência”, destacou Guimarães. Que completou: “Estão fazendo a troca da fiação nos novos postes e está funcionando apenas meia pista”.
O agente de segurança patrimonial, Jacir Muniz, contou que precisou de “muita paciência” para percorrer um pequeno trecho da Avenida das Cataratas, perto do meio dia de ontem (08). “Estava no Shopping Catuaí (Palladium, próximo do trevo de acesso à Argentina) e demorei quase uma hora para ir até a Rua Itaboraí (próximo ao Museu de Cera), sem qualquer tipo de aviso ou recomendação”, relatou.
Leia também
- VÍDEO: Agentes da polícia ambiental filmam filhote de onça parda no Parque Nacional do Iguaçu
- Programação do aniversário de 85 anos do Parque Nacional do Iguaçu, dia 10 de janeiro
“Além da demora sem saber o que estava acontecendo, ainda enfrentamos o sol muito forte dentro do carro, a maior parte do tempo parado”, completou. “Pretendia visitar meus pais na região do Arroio Dourado, mas acabei desistindo após ficar sabendo da fila”, comentou a professora Bruna Ronize, que mora na região do bairro Porto Meira. “Melhor deixar para ir assim que terminamos trabalhos”, concluiu.
Alerta
No meio da manhã de ontem o consórcio emitiu um informe sobre a alternativa para o fluxo de veículos, que vai até hoje. “Atenção motorista! O Consórcio Dalba-Bandeirantes informa que nos dias 08 e 09 de janeiro, na BR-469 (Avenida das Cataratas), teremos um esquema de pare e siga de 07 às 18h, devido a serviços na rede elétrica no trecho em obras”, disse a empresa, em nota nas redes sociais.
“Por favor, programe-se com antecedência para evitar atrasos em seus voos. Agradecemos a compreensão e colaboração de todos!”, completou o consórcio. As obras de duplicação da Avenida das Cataratas tiveram início em setembro de 2022, com um investimento previsto de R$ 129,6 milhões, com recursos destinados pela Itaipu Binacional. A supervisão dos trabalhos está por conta do Departamento de Estradas e Rodagens (DER-PR). A conclusão está prevista ainda em 2024
Contexto
O trecho onde estão sendo executadas as obras, de 8,7 quilômetros, ligam o trevo de acesso a Argentina ao portão de entrada do Parque Nacional do Iguaçu, passando pelo acesso ao Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu. O plano prevê a duplicação da rodovia com alargamento para os dois lados, sendo duas pistas por sentido, com 3,60 m de largura cada faixa, separadas por barreira de concreto dupla com largura total de 0,61 m, acostamento interno com 0,60 m de largura e acostamentos externos com 2,00 m de largura.
Já as vias marginais terão uma pista de rolamento com 7,00 m, passeios com 1,60 m e ciclovias bidirecional com 3,00 m ao nível da pista, ou passeios compartilhados com largura média de 3,00 m. A obra inclui viadutos no km 2+260 (em frente ao Condomínio Ritz Cataratas), km 3+970 (acesso ao bairro Remanso) e km 7+640 (próximo ao Movie Cars), e no acesso ao Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, localizado no km 6+760, além da nova ponte sobre o Rio Tamanduá.